Cientistas australianos desenvolvem tecido de vinho

domingo, 29 de abril de 2007 17:35 by Fernanda Vasconcelos Torres
p-m2-copia.jpg

Pesquisadores da University of Western Australia desenvolveram o projeto Micro-Be. Buscando alternativas para o convencional algodão, eles criaram um tecido à base de bactérias do vinho e da cerveja.

Uma película elástica de celulose formada a partir de resíduos de produto aproveitado quando o vinho é transformado em vinagre foi utilizada para criar este tecido fermentado.

"Nós estamos buscando com nisso provocar alguma discussão sobre os tecidos dofuturo, sobre a possibilidade de outros materiais que podemos usar além dos nossos habituais algodão e seda", declarou Gary Cass da University of Western California.

A inspiração para o projeto, segundo ele, veio do tempo em que trabalhou em um vinhedo. A camada de celulose que forma-se na superfície do vinho após prolongada exposição ao oxigênio é retirada dos recipientes e aplicada em manequins infláveis para tomar formato de roupa.

Quando a bactéria desenvolve-se formando uma superfície única, a manequim é esvaziada e removida, ficando somente a peça pronta para vestir.

Porém ainda falta muito para essa descoberta chegar às lojas. O tecido ainda precisa ser mantido úmido pois as fibras de celulose são como papel de seda e quando seca são facilmente rasgadas. "É a bactéria que mantém as fibras unidas. Não estamos usando nenhuma máquina de costura ou algo do tipo", explcia Cass.

Os pesquisadores também estão realizando experiências com painéis de tecido limpo produzidos a partir de cerveja. De acordo com os cientistas, o próximo passo é requisitar ajuda de um químico orgânico para criar fibras mais longas e mais utilizáveis para produzir um tecido sem costura.

Micro-Be Project: http://www.bioalloy.org/projects/micro-be.html

0 Response to "Cientistas australianos desenvolvem tecido de vinho"