Maquiagem orgânica: cosméticos naturais

segunda-feira, 30 de abril de 2007 18:22 by Fernanda Vasconcelos Torres

makeup.jpg



De acordo com a Euromonitor International, cerca de U$ 50 bilhões são gastos anualmente por americanos em cosméticos e produtos de higiene pessoal.

Apesar da The United States Food & Drug Administration regular o uso de certas substâncias nos produtos de beleza, não há regulamentação específica para selos como 'hipoalergênico', '100% natural' ou 'orgânico'.

O estado da Califórnia sai na frente com um projeto que obriga as indústrias a informarem os órgãos responsáveis do governo sobre as fórmulas e composições químicas. A intenção é eliminar elementos de potencial cancerígeno ou tóxico, como o caso do di-butyl phthalate (di-butil ftalato, responsável por alterações hormonais graves e presente geralmente em esmaltes para unha) e do 1,4-dioxane (1,4 dioxano, provável cangerígeno detectado em amostras de xampu, sais de banho e alguns cosméticos).

A União Européia pretende ainda este ano instituir uma política chamada Registration, Evaluation and Authorization of Chemicals (REACH) - Registro, Avaliação e Autorização de Substâncias Químicas, que irá exigir que companhias de cosméticos apresentem informações compreensíveis a respeito dos riscos que as substâncias  oferecem à saúde humana e ao meio ambiente.

Confira abaixo alguns produtos básicos:

Lábios

Muitos batons ainda são produzidos com substâncias derivadas do petróleo - uma fonte não-renovável e que pode causar reações alérgicas. Sem falar da  benzophenone (benzofenona, responsável por distúrbios hormonais e presente em produtos com FPS - fator de proteção solar) e do phenol (fenol, comum em hidratantes labiais que causa diarréia, desmaios, tontura e infertilidade, além de danos ao fígado quando absorvida ou ingerida em alta concentração. Alternativas para lábios sexies, saudáveis e naturais já existem:

Perfect Organics Super Moisturizing Shea Butter Balm ($3.99) and Vegan Lip and Cheek Shimmers ($18.99) www.perfectorganics.com 
Suncoat Natural Lip Shimmer ($8.99) www.suncoatproducts.com
Carol's Daughter Natural Shine for Lips ($6) www.carolsdaughter.com
Dr. Hauschka Novum Lipgloss ($16.95) www.drhauschka.com
Gabriel Cosmetics Lipstick ($12.95) and Lipliners ($9) www.gabrielcosmeticsinc.com
Earth's Beauty Sheer Lip Glaze ($11.95) www.earthsbeauty.com

Rosto

Entre os maiores problemas encontrados em produtos para tratamento faciais estão os conservantes parabeno e a base de formaldeído. Ambos são conhecidos por causar irritação na pele e sabe-se que o segundo possue ação cancerígena, presente em pequenas amostras em conservantes (DMDM hydantoin, diazolidinyl urea, imidazolidinyl urea and quaternium-15) , podendo evaporar de produtos líquidos. Fragrâncias sintéticas, geralmente utilizadas para disfarçar o odor químico de alguns produtos, pode conter ftalato. Confira algumas idéias para manter a pele linda sem agredir a saúde:

Base, Pó Compacto, Iluminador e Blush

Real Purity Crème Foundation ($23.99) and Powder Blush ($12.99) www.realpurity.com
Zuzu Luxe Oil-free Liquid Foundation ($22.95) and Blush ($14.85) www.gabrielcosmeticsinc.com
Dr. Hauschka Translucent Make-up ($32.50) and Rouge Powder ($26) www.drhauschka.com
Earth's Beauty Satin Powder SPF 15 ($24.95) and loose powder Mineral Colours Blush ($11.50) www.allnaturalcosmetics.com
Miessence Bronzing Dust ($25.95) bodysoul.mionegroup.com
Aveda Uruku Cheek-Lip cream ($14) www.aveda.com

Corretivos

Gabriel Cosmetics Concealer ($11.50) www.gabrielcosmeticsinc.com
Earth's Beauty Undereye Light Concealer ($12.95) www.earthsbeauty.com

Olhos 

Os olhos são uma das mais sensíveis partes do corpo. Portanto, cosméticos para eles repletos de substâncias potencialmente irritantes como talco podem ser especialmente problemáticos. Alguns tipos de rímel - especialmente os para definição ou volume - podem conter thimerasol (conservante a base de mercúrio que causa reações alérgicas e é uma conhecida neurotoxina).

Ingredientes a base de petróleo, como nylon e poliéster, também são comuns em máscaras para cílios de definição pois facilitam o efeito de volume e alongamento, mas são a causa disparada de dermatites de contato. Para um olhar sedutor e livre de alergias:

Dr. Hauschka Mascara Intermezzo ($23.50) www.drhauschka.com
Suncoat Natural Mascara ($15) www.suncoatproducts.com
Miessence Pure Black Mascara ($20.50) bodysoul.mionegroup.com
Gabriel Color Eyeshadow ($10.30) www.gabrielcosmeticsinc.com
Nvey Eco eye shadow ($24) www.econveybeauty.com  

Aplicadores e Pincéis

Pincéis para maquiagem são feitos com pêlo de animais ou materiais sintéticos. O mais comum e encontrado no mercado é a fibra de poliéster chamada Taklon. Infelizmente, nada é de graça.

Em nome do bem-estar humano, as fibras animais sofrem processo químico de esterilização, enquanto os sintéticos são derivados do petróleo, uma fonte não-renovável. Discos, bolas e cotonetes de algodão são uma escolha mais ecológica. Todavia, escolha produtos com atributos ecológicos, como certificação contra crueldade com animais e  embalagem reciclada.



Grassroots Organic Cottonballs and Rounds ($2.95 and $3.49) www.grassrootsnaturalgoods.com)
Organic Essentials Cotton swabs ($5.49) www.drugstore.com)
Aveda Face Powder Brush utiliza fibras Taklon  e uma percentagem de 30% de fibras flexíveis renováveis e 63% de polipropileno reciclado ($32.50) www.aveda.com
Dr.Hauschka Rouge Powder Brush utiliza pêlo de cabra recolhido ($38.95) www.drhauschka.com
Certificado pela Leaping Bunny, os pincéis Earth's Beauty Kabuki and Blush são feitos com pêlo de cabra recolhido ($14.95) www.earthsbeauty.com

 Fonte: http://www.thegreenguide.com/doc/119/makeup

7 Response to "Maquiagem orgânica: cosméticos naturais"

  1. Alda Says:

    Por favor, gostaria de saber nomes de produtos que contenham o thimerasol. Leio as bulas e não sei identificar. Agradeço

  2. cristiane colombo severo Says:

    Gostaria de poder saber a 'formulação perfeita' de uma mascara para cilios q não cause alergia; se possivel indicar o nome do produto. Desde ja agradeço

  3. Juliana Says:

    Não existe maquiagem orgânica nacional? Só tem importada?
    Queria encontrar produtos de boa qualidade, mas nacionais.

  4. Your Style » Blog Archive » Cosméticos Vegan, Cruelty Free, orgânicos Says:

    [...] EcoTrendsTips [...]

  5. Ecosméticos « Pele de pêssego Says:

    [...] ler um pouco sobre maquiagem orgânica: EcoTrends&Tips! [...]

  6. Elizabeth Says:

    Em que lojas posso comprar maquilhagem (blush, eyeliner,etc.) 100% orgânica em Portugal?
    Obrigada!

  7. suzana Says:

    BOA NOITE,
    TODAS NÓS TEMOS A PREOCUPAÇÃO DE USAR UMA MAQUIAGEM QUE ALEM DE NOS DEIXAR MAIS BELAS NÃO FAÇA MAL PARA A NOSSA PELE. EU MESMA AS VEZES ESQUEÇO DE TIRAR , MAS DAÍ EU DESCOBRI UMA MAQUIAGEM FANTÁSTICA QUE É ORGÂNICA E AINDA TRATA DA PELE, AMEIIIIIII É DE ÓTIMA QUALIDADE QUEM QUISER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE MANDE -ME UM EMAIL.... BJS E VAMOS CUIDAR DA NOSSA PELE.
    suzanapacheco@oi.com.br