Steelcase: reciclagem e conforto no escritório

quarta-feira, 30 de maio de 2007 22:24 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários



2fe307d97e2644a88df24ba38f9a153a1.jpg





Número 1 no mercado de móveis para escritório, a empresa norte-americana Steelcase tem entre seus valores essenciais proteger o meio ambiente. "Uma companhia dedicada a ajudar os usuários e as empresas a trabalhar mais eficazmente", de acordo com o site.

Associando o binômio qualidade-sustentabilidade, linhas de design ecológico utilizam 99% de materiais reciclados. "Há quase um século fazemos uma promessa: contribuir para a proteção do meio ambiente. Desde então, temos nos dedicado a proporcionar a nosso clientes, produtos e serviços utilizando métodos e sistemas produtivos que, em caso algum, resultaram prejuízos para nosso planeta. Cremos que qualquer ação, grande ou pequena, que proteja e conserve o meio ambiente, tem sua importância. Inspirando ações 896a3019335544439f222cbc77d2eda5.jpgsignificativas a longo prazo, todos poderemos nos beneficiar de resultados duradouros e satisfatórios", reafirma Jim Hackett, CEO da organização.

A Steelcase possui o certificado francês NF Environnement, creditado aos produtos que tem um menor impacto negativo sobre o meio ambiente e demonstram uma superior adaptação ao uso destinado, comparado com outros similares do mercado. Além da responsabilidade, o processo é centrado no método científico, que confere margens controladas e confiáveis de informação do produto final.




Brasil
Av. Rua Cardoso de Melo, 1460 Conj. 22
2 andar Vila Olimpia - São Paulo
Fone: 11 - 38459009
Fax: 11 - 38456719
Email: cprates@steelcase.com
Web Site: www.steelcase.com

Caroliva: tratamento natural para a pele

domingo, 27 de maio de 2007 20:26 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários
jabon4.gifjabon3.gifjabon2.gif 

A Proacec é uma empresa espanhola que trabalha com produtos derivados da oliva. Com o selo Caroliva, uma linha de três sabonetes ecológicos para tratamento estão livres de herbicidas, pesticidas, sufatos e outros tratamentos químicos que possam prejudicar a saúde e o meio ambiente. Além disso, os artigos não utilizam gordura animal e não são realizados testes em animais.

Caroliva: www.proacec.com/cosmetica_ecologica.htm

Ecologic Designs: para aventuras verdes

19:56 by Fernanda Vasconcelos Torres 1 comentários

yhst-34568483135296_1948_2885469.jpg


Câmera de pneus de bicicleta, anúncios de outdoor, cânhamo e bambu servem de matéria-prima para as criações da Ecologic Design. yhst-34568483135296_1948_4696348.jpgApós perceber o impacto negativo dos produtos e empresas que consumiam, os caras procuraram por alternativas eco-amigáveis. Sem encontrar o que buscavam, reciclaram a necessidade e fundaram o empreendimento.

A galera de Boulder, Colorado (USA), produz capas para pranchas e equipamentos de surf e snowboard, roupas confortáveis para as manobras radicais e acessórios descolados (como bolsas-carteiro). "Seja verde e assim serão seus pastos", profetizam.

Ecologic Designs: www.ecologicdesigns.com

Terra Plana: calçados inovadores e sustentáveis

terça-feira, 22 de maio de 2007 13:11 by Fernanda Vasconcelos Torres 2 comentários

tp.jpg 


Quem disse que calçados produzidos de maneira sustentável e sem agredir a natureza perdem em beleza? A Terra Plana provou que pensar nas duas coisas ao mesmo tempo é possível. Os calçados são fáceis de cuidar, super duráveis e com design anatômico.

De rasteirinhas até saltos altos, tudo é produzido em couro livre de cromo, tingido com extratos vegetais ou em materiais reciclados (roupas usadas, sacos de café, couro de estofamento de carros, solas de borracha, palmilhas e até caixas de sapato).

Os produtos recebem legendas que explicam desde o processo utilizado na fabricação até dicas de conservação. A campanha publicitária já traduz o conceito da empresa: calçados ecológicos com a natureza na cabeça.

Terra Plana: www.terraplana.com

Nat-Ur: plásticos para cozinha biodegradáveis

segunda-feira, 21 de maio de 2007 06:34 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários

cut1.jpg 


Plásticos não são mais sinônimos de derivados do petróleo. A Nat-Ur é uma empresa americana que desenvolve produtos a partir de polímeros criados a partir do milho.

Sacolas, sacos, embalagem para comida e bebida são biodegradáveis e possuem preços competitivos no mercado. As encomendas podem ser feitas pelo próprio site.

Nat-Ur: www.nat-urstore.com

Sentazen: design ecológico para meditação

05:57 by Fernanda Vasconcelos Torres 1 comentários
sz2.jpgFazendo uma dobradinha Mr. Marboh, o moço eclético também é zen. Criador do projeto Evoluo Meditando, ele desenvolveu um banquinho para aliviar as pernas e a coluna de quem ama ficar em posição contemplativa e esvaziar a mente por horas.

O Sentazen, de acordo com o designer, é um produto que respeita os preceitos ecológicos, tanto na matéria-prima quanto na fabricação, evitando desperídicios. Super fácil de montar e carregar, o banquinho é uma pedida sz1.jpgpara curtir momentos relax em qualquer brechinha de agenda.

O valor fica em R$ 89,70 + Sedex (varia, dependendo do local). A entrega fica prevista em 10 dias. Para fazer o pedido, basta acessar o site do projeto e conferir o link do Sentazen.

Evoluo Meditando: www.evoluomeditando.org

Marboh: camisetas de atitude

05:28 by Fernanda Vasconcelos Torres 1 comentários

 mahboh.jpg     


O designer cyberorgânico gaúcho Marcelo Bohrer lançou a Campanha Atitudes "para incentivar ações positivas em relação a questão do aquecimento global". São 10 camisetas produzidas com seu estilo moderninho-eco-correto que dão as dicas para quem veste e fazem as vezes de outdoor ativista.mahboh2.jpg

"A idéia é gerar a conscientização. Se cada pessoa que vestir a camiseta adotar uma dessas atitudes já começaremos a fazer a diferença", explica. As estampas estão disponíveis nas cores branca e rosa. Na frente uma imagem faz referência à atitude impressa no verso. Camisetas tradicionais em tamanhos P, M e G e baby look tamanhos P e M.

Para conseguir uma peça dessa coleção super exclusiva é só dar uma visitada na Salada Atômica Mundo Arte Global - Av. Protásio Alves, 2876, Porto Alegre/RS) ou enviar um e-mail para o próprio criador: marboh@marboh.com.br

Atitudes Marboh: www.marboh.com.br/atitudes

Coza: linha clean de biopolímero

quinta-feira, 17 de maio de 2007 18:17 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários

coza.jpg 


Com uma técnica inovadora, a Coza Bios foi um selo criado pela empresa de design funcional. A linha foi desenvolvida adicionando lignina (substância orgânica que une as fibras da celulose) a linho, cânhamo e sisal, injetados com polipropileno.

"Elementos orgânicos aprimoram o conceito. Fibras naturais trazem a inspiração. Linhas contemporâneas trazem a identidade", definem.

A preocupação com responsabilidade ambiental e sustentabilidade inicia pelos processos de produção, desde a matéria-prima até os cuidados com reciclagem da sucata gerada.

Coza: www.coza.com.br

1º Festival Internacional de Eco-Arquitetura e Paisagismo

quarta-feira, 16 de maio de 2007 23:09 by Fernanda Vasconcelos Torres 1 comentários


folder.jpgO Brasil Eco Show será palco do 1º Festival Internacional de Eco-Arquitetura e Paisagismo, que acontecerá na Semana Mundial de Meio Ambiente, de 1º a 5 de junho de 2007, nos pavilhões da Feira Industrial de Americana – FIDAM, em São Paulo.

Serão vários eventos paralelos simultaneamente, com apoio da Lei Rouanet de Incentivos Fiscais do Ministério da Cultura. Na programação super recheada, estão incluídos um eminário Educacional (com palestras, debates e fórum, além de workshop com cursos e oficinas, todos proferidos por professores de instituições da área), três exposições de artes plásticas no ambiente externo e em instalações fechadas (incluindo um jardim cultural, contando a história do paisagismo do Rio de Janeiro e do Brasil), a montagem da Eco-Casa (demonstrando os principais conceitos em eco-arquitetura) além de uma grande feira com toda a cadeia produtiva, cultural e comercial do ramo.

O Instituto de Arquitetos do Brasil, o IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e a Faculdade de Arquietura e Urbanismo da USP são alguns alguns dos apoiadores da iniciativa.

Brasil Eco Show: www.brasilecoshow.com.br

Curso de Arquitetura Bioecológica na ANAB

segunda-feira, 14 de maio de 2007 22:35 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários

gard.jpg 


Desde sua fundação, em 1989, a ANAB (Associazone Nazionale Architettura Bioecologica) promove a cultura ética e ecológica do projeto de arquitetura na Itália.

Para qualificar os profissionais do setor  interessados no assunto, a associação criou o Curso de Arquitetura Bioecológica. Uma parceria com dinamarqueses do IBN (Institut für Baubiologie + Oekologie Neubeuern) e suíços do SIB (Schweiz Interessengemeinschaft für Baubiologie/Bauökologie) permite intercâmbio de pesquisadores dos três países.

Com uma estrutura de módulos, estão previstas 180 horas de atividade teórica e projetos desenvolvidos ao longo de um ano.

ANAB: www.anab.it

Iris Ceramica: pisos italianos com certificação ecológica

21:59 by Fernanda Vasconcelos Torres 1 comentários


iris.jpg


 



Certificas pela ANAB ( Associazone Nazionale Architettura Bioecologica - Itália), as coleções de cerâmica da Iris foram qualificadas como bioecológicas e apropriadas para o uso na arquitetura sustentável.

As diretrizes da concessão são baseadas no impacto ambiental dos ciclos de produção, durabilidade do material e consumo de energia durante o ciclo de vida inteiro (transporte, instalação, cuidado e manutenção) e para a remoção e a eliminação do produto.

As aplicações são as mais variadas: desde projetos personalizados de ambientes caseiros - da sala ao banheiro - até lojas sofisticadas.

Iris Ceramica: www.irisceramica.com

Eco-Handbags e Fricks: bolsas descoladas

sexta-feira, 11 de maio de 2007 20:36 by Fernanda Vasconcelos Torres 2 comentários
pikespeak300.jpg                 aero-04-a_large.jpg                p121636.jpg

Eco-Handbags é uma empresa canadense. Fricks é uma marca desenvolvida pela estudante colombiana de design Juanita Mariño. O que tem em comum? Bolsas e acessórios eco-fashion.

"Nossos designers talentosos tem mostrado através de soluções inacreditáeis como reduzir, reciclar420338155_fc6924f036_m.jpg e reutilizar materiais. Bolsas, sacolas e niqueleiras feitas a partir de papel de bala, películas de filme, chopsticks (palitinhos para comida japonesa/chinesa), velas de barco, anéis de latinhas de refrigerante, slides de 35mm, câmara de pneu de bicicleta, LPs e CDs, e outros materiais que você possa imaginar", explica a Eco-Handbags.

Juanita utiliza cartões, borracha e plásticos, anéis de latinha de refrigerante e cerveja para criar apliques em jaquetas, calças e camisas. Além disso, cria pulseiras, colares e cintos. As pretensões da moça são as melhores possíveis: "fomentar uma consciência ambiental e dar outro uso ao reciclável e desejável, através do design de novas peças para venda".

Eco-handbags: www.eco-handbags.ca

Bibi: calçados infantis com consciência ecológica

03:08 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários


bibi.jpg


 



 A campanha da Calçados Bibi é um convite: Venha Preservar. Focada no público infantil, a empresa desenvolveu peças publicitárias e embalagens para conscientizar os pequenos (e os adultos também) da importância de preservar o meio ambiente para o futuro.

Quatro personagens mimosos simbolizam os espíritos da natureza: água, ar, fauna e flora. As ações não param aí: atitudes eco-conscientes já entraram na pauta da Bibi, que resolveu adequar as fábricas e capacitar os funcionários em busca de redução de poluentes ou desperdício de fontes naturais.

Para saber mais, o site apresenta todo o conceito e ainda traz joguinhos divertidos para a criançada.

Bibi: www.venhapreservar.com

Patagonia: esporte confortável e amigo da natureza

quinta-feira, 10 de maio de 2007 18:56 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários

sk8.jpg 


Tudo começou com uma paixão por esportes de aventura. Nasceu uma pequena empresa de acessórios e equipamentos. Hoje a Patagonia está espalhada por países da Europa e América. O nome é uma homenagem à Meca homônima dos apaixonados por lugares inóspitos.

"Desenvolver o melhor produto, não causar danos desnecessários, usar os negócios para inspirar e pata1.jpgimplementar soluções para a crise ambiental" são as propostas do time. Valores que refletem o estilo minimalista de vida dos fundadores: escladores, montanhistas e surfistas.

Quem gosta de doses altas de adrenalina sabe que é fundamental estar preparado e confortável para conseguir uma boa performance. Além de linhas desenvolvidas para homens, mulheres e crianças, ainda há bolsas e mochilas de viagem especialmente produzidas para aventureiros.

Uma coleção feita 100% em algodão orgânico é moderna e não faz feio nem em ambientes menos radicais. Para os mais comprometidos com a causa ecológica, a Patagonia desenvolve projetos de ativismo ambiental também.

Patagonia: www.patagonia.com

Ecotelhado: cobertura verde para a casa

18:11 by Fernanda Vasconcelos Torres 2 comentários


291.jpg

Pode lembrar um pouco casas de hobbits do Sr. dos Anéis. Mas não tem nada de ficção. Os ecotelhados(green roofs) são uma opção consolidada de cobertura para edificações dos mais variados estilos (de casas a hotéis, de indústrias a pontos de ônibus).

A idéia já foi aplicada até mesmo no reality show Extreme Makeover: Home Edition. Além de conferir um visual diferente na selva de concreto, o ecotelhado absorve a água da chuva, filtrando poluentes e reduzindo o volume que colabora para enchentes. Funciona também como filtro para o ar urbano e barreira térmica natural . Não há necessidade de manutenção direta, já que as plantas selecionadas suportam as intempéries.

Ecotelhado: www.ecotelhado.com.br

Green Roofs: www.greenroofs.com

Baumm: outdoors que viram bolsas

quarta-feira, 9 de maio de 2007 22:43 by Fernanda Vasconcelos Torres 1 comentários


baumm.jpg


 



 Banners, outdoors ou peças gráficas tamanho gigante são algumas das fontes que inspiraram o grupo de designers argentinos da Baumm. "Aproveitamos suas cores, textos e tipografias como matéria-prima na produção de bolsas e acessórios de moda", explicam.

Cada peça é única. A origem na publicidade confere um ar tipicamente urbano, esportivo - com cara de jovem cosmopolita - às criações. A B-own™ atende as demandas empresariais, como design de gadgets de final de ano para a Adidas.

Baumm: www.baumm.com

Healing Anthropology: cosméticos verdes

21:34 by Fernanda Vasconcelos Torres 2 comentários


healinganthropology_sm.jpg


 



 A Healing Anthropology, além de 100% natural (o que significa livre de produtos químicos e toxinas sintéticas) apresenta uma linha completa de limpeza, esfoliante, tonificante, solução de vitamina C, produtos para  pele mista, além de cremes faciais e um anti-linhas de expressão livre de parabeno.

A linha Soothing Calendula Salves apresenta fórmulas para problemas dermatológicos mais delicados, como eczema e pseuríase. Há ainda uma linha especial para cuidados com a pele sensível de bebês, incluindo loções com aromaterapia.

Healing Anthropology: www.healinganthropology.com

Green with Glamour™: elegância verde para moda e decoração

21:02 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários
img_about_us.jpg"Seja verde. Mantenha o estilo". O slogan da marca diz tudo em poucas palavras. As roupas refinadas ganham tecidos naturais e ecológicos. Os ambientes agregam peças de bom gosto sem agredir o meio ambiente.

Amigas de longa data, Kathleen Rowan e Deana Bracken criaram o conceito Green with Glamour™, que nomeia a loja virtual.

Ávidas por compras, a dupla viu na internet uma alternativa verde de disponibilizar produtos para consumidores eco-chics.

O site tem cara de editorial de moda. Propostas de decoração e moda são apresentadas em composições equilibradas, com opções de clicar sobre a peça de interesse para mais informações.

No GWG Diary elas compartilham um pouco do cotiadiano eco-fashionista.

Green with Glamour™: www.greenwithglamour.com

Green is sexy: três garotas e um site ecológico

20:24 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários


aboutus_trio.jpg


 



 Megan, Rachel e Didi. Poderiam ser personagens de um filme adolescente sobre três amigas. Mas essas meninas optaram dividir suas idéias e dicas sobre produtos e atitudes verdes em um site.

O que começou como conversas sobre o que é possível para reduzir o problemas ambientais, transformou-se em um espaço para compartilhar curiosidades e novidades com amigos - e com todos os interessados no assunto.

"Green is sexy é sobre pequenas mudanças de grande impacto. Por quê sexy? Porque estar informado é sexy. Ser responsável é sexy. Ser ecológico é sexy. Fazer a diferença é sexy. Verde é sexy", definem.

Green is sexy: www.greenissexy.org

Projeto escocês cria primeira casa carbon free

20:00 by Fernanda Vasconcelos Torres 1 comentários
Baseada em um padrão de design desenvolvido por uma companhia madereira, The Zero Carbon House é um projeto que utiliza pouca energia e mostra como a energia renovável pode criar uma experiência única de moradia em uma ilha remota de clima extremo: a Escócia.

casa.jpg


 

Madeira é uma matéria-prima abundante na região, de fácil renovação, que reduz os custos de transporte e impacto ambiental. Para o desenvolvimento da idéia foram levados em consideração fatores como calefação, rede elétrica, utilização do carro e plantação/transporte de alimentos.

O conceito de eficiência energética permeia o uso das fontes. O aquecimento da casa funciona através de um sistema de vapor, que também fornece água quente para o sistema hidráulico (banheiros, cozinha). A energia elétrica é gerada a partir de duas turbinas - que pode ser armazenada em um sistema chamado Redox Fuel Cell, sendo utilizada de acordo com a demanda.

Uma estufa  - aquecida por energia gerada a partir da captação dos raios solares - é o ambiente ideal para produção de frutas e vegetais, em sistemas hidropônicos. Além de alimentos saudáveis, esse tipo de consumo reduz as idas ao supermercado de carro e, conseqüentemente, a emissão de gases poluentes.

The Zero Carbon House: www.zerocarbonhouse.com

Marketing e Meio Ambiente em Porto Alegre

segunda-feira, 7 de maio de 2007 23:45 by Fernanda Vasconcelos Torres 1 comentários
O Inbragepe (Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa) está promovendo o curso 'Marketing & Meio Ambiente: ganhando dinheiro honestamente associando ecologia a economia'.

O evento acontece nos dias 15 e 16 de maio, das 08h30min às 18h. Rogério Raupp Ruschel (Presidente da Ruschel & Associados Marketing Ecológico) e Alcides Cruz Junior (Professor do curso de graduação em Administração e Marketing da Universidade Anhembi Morumbi) serão os palestrantes.

Maiores informações e inscrições podem ser conferidas no site. São 100 vagas disponíveis. O valor do curso é R$ 285,00.

Inbragepe: www.inbragepe.com.br

Divinas: design comercial com fibras naturais

domingo, 6 de maio de 2007 22:07 by Fernanda Vasconcelos Torres 1 comentários
bolsas_divinas2_208×164.jpg caixa_sapucai_lisa.jpg  kit_praia_esteira_almofada_208×164.jpg

"Arte, criação e design a partir de fibras naturais são a origem e a inspiração do trabalho apresentado pela Divinas, empresa brasileira que revela um pouco da cultura de seu país. Fibras e outros materiais reciclados, recursos naturais transformados e revisitados para criar produtos que respeitam os princípios de desenvolvimento sustentável".

A empresa foi concebida por uma dupla criativa e eco-consciente: um arquiteto e uma artista plástica afinados que produzem artigos para decoração e moda, tendo como base a fibra de bananeira. Almofadas, pufes, tapetes, cachepots, bolsas e sandálias super bacanas compõe a cartela de produtos.

A Divinas, que trabalha também com embalagens e brindes, já conquistou clientes como Natura, Vivo,  Club Med e até a Rainha Ranya, da Jordânia.

Divinas: www.divinas.art.br

Flor de Bananeira: eco-mandalas

21:44 by Fernanda Vasconcelos Torres 4 comentários
 Lilita Noronha é uma artista plástica Brasópolis Sul (Minas Gerais). Inspirada nos papiros egípcios, ela desenvolveu uma técnica que utiliza como base o tronco de bananeira - misturado a palha seca do café e o bagaço da cana - para produzir uma fibra de espessuras variadas.

dsc00221.jpg


 

A partir desta matéria-prima, Lilita desenvolveu uma série de produtos de decoração - pratos, telas, bandejas, abajures, revestimento para portas e móveis - mas o forte de sua produção são as mandalas, que já compõem ambientes refinados de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

A artista mantêm-se na pequena cidade mineira devido à abundância da fonte primária de suas obras. Sua conexão com o mundo acontece por seu blog e e-mail, acessados na cidade vizinha (já que onde mora não há telefone). O que não impede de comercializar para qualquer canto do país ou do mundo.

Peças únicas, os desenhos das mandalas recordam pinturas rupestres de cavernas milenares, símbolos do oriente antigo e até abstratos. O material confere um ar rústico-chic, ideal para quem pretende enfeitar a casa sem agredir a natureza. As peças variam de R$10 a R$ 200, podendo ser encomendadas de acordo com o interesse ou projeto.

Blog Flor de Bananeira (Lilita Noronha) - www.flordebananeira.blogspot.com

Homem Elástico: multiuso ecológico premiado

21:12 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários



homem.jpg


 



Vencedor do VII Prêmio House & Gifts de Design, o Homem ElásticoÒ é um projeto da Nó Design. "Enquanto os banheiros diminuem, nós precisamos de mais espaço para guardar as coisas. O Homem ElásticoÒ surgiu para resolver esse problema e divertir o usuário. Trata-se de uma alternativa inusitada que recorre à parede como espaço utilitário", esclarecem.

O produto é feito de látex natural da Amazônia, trabalhado por comunidades locais, aplicando a responsabilidade sócio-ambiental. O valor unitário é R$ 18,00 e pode ser comprado no próprio site da empresa. disponível nas cores amarelo, verde, azul, vermelho e cinza.

Nó Design: www.nodesign.com.br

Mão Gaúcha: acessórios e decoração eco-sustentáveis com toque regional

sexta-feira, 4 de maio de 2007 21:23 by Fernanda Vasconcelos Torres 1 comentários
mao.jpg 

A história iniciou em 1996, quando a COOPARIGS (Cooperativa de Artesãos do Rio Grande do Sul) buscou capacitação em gestão e comercialização de produtos.

Atualmente, a etiqueta Mão Gaúcha oferece produtos em cerâmica, têxtil, fibras naturais e couro reciclado feitos por artesãos locais. Desde 2002 o trabalho agrega o selo da UNESCO em reconhecimento do projeto social.

Gerdau e Tok&Stok fazem parte da carteira de 150 empresas clientes. " O artesanato, como forma de expressão individual, está impregnado de herança cultural que transcende o tempo e a memória. Aliando criação e manufatura, a marca Mão Gaúcha está focada na produção humana", destaca o site.

Mão Gaúcha: www.maogaucha.com.br

Maçã verde: Apple se compromete como amiga da natureza

quinta-feira, 3 de maio de 2007 20:46 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários
Nem a gigante da informática resistiu ao apelo global de cuidar do meio ambiente. Após forte pressão de organizações ambientalistas, como o Greenpeace, em comunicado aberto, Steve Jobs assumiu o compromisso de adotar uma política ambientalmente amigável para eliminar substâncias tóxicas de seus produtos e implementar programas de reciclagem.steve.jpg

Jobs anuncia que o mercúrio usado na fabricação de monitores e telas será eliminado e substituído ainda este ano pela tecnologia de iluminação LED. Além disso, a Apple irá eliminar ou reduzir o uso de substâncias tóxicas como arsênico, PVC e BFR (retardantes de chamas) na fabricação de computadores, iPods e demais eletrônicos da empresa.

Até o final de 2007 seu programa de devolução de iPods para todas as lojas que tem no mundo. Atualmente, a empresa oferece 10% de desconto em um novo aparelho caso o antigo seja devolvido.

Fontes: www.greenpeace.org / www.apple.com/hotnews/agreenerapple/

Curso online de design de moda sustentável com Lynda Grose

19:24 by Fernanda Vasconcelos Torres 24 comentários

cur.jpg


 Lynda Grose é figurinha conhecida no meio fashion e ambientalista. Trabalhando na indústria da moda há 22 anos, ela alia design à pesquisa de roupas e tecidos com avanços sociais e ambientais.

Em 1990 ela fundou a Esprit’s Ecollection, resultado de uma busca de cincos anos e desenvolvimento de um projeto que contribuiu para estabelecer padrões pioneiros de preocupação com o meio ambiente para a indústria de roupas.linda.jpg

Atualmente, ela atua como designer independente e consultora de empresas como Ikea e Greenpeace. Com tanta experiência acumulada em uma área emergente, Lynda agora divide seus conhecimentos com interessados do meio acadêmico.

O curso de Design de Moda Sustentável, oferecido pela Academy of Art University - de San Francisco, "explora os efeitos das decidões dos designer de moda no meio ambiente. Os estudantes serão encorajados a descobrir problemas ambientais por eles mesmos e encontrar soluções criativas e alternativas", esclarece o site. Na página, a própria Lynda Grose introduz o curso em um breve vídeo.

Fonte: http://online.academyart.edu/classes/FSH/class_fsh_295.html#

Roupa para salvar o planeta

18:31 by Fernanda Vasconcelos Torres 1 comentários


















O visual“verde”
Alguns produtos das novas coleções das principais grifes envolvidas no negócio da moda ecologicamente correta
Blusas e camisetas
Grandes redes varejistas como Wal-Mart e Zara começaram a produzir peças em larga escala, o que vem ajudando a baixar o custo das roupas. Já existem também empresas brasileiras apostando no negócio, como a grife Uma, especializada na fabricação de blusas e camisetas de algodão orgânico
Calças
A grife italiana Armani vem ampliando nos últimos anos sua oferta de roupas
ecologicamente corretas. Sua coleção mais recente inclui uma calça feita de
fibra de cânhamo. No Brasil, a confecção Coexis se prepara para lançar o primeiro jeans nacional 100% orgânico
Calçados
A Nike criou uma divisão para desenvolver artigos orgânicos. Chinelos e sandálias de pneu reciclado também fazem sucesso no circuito do varejo chique, como o das lojas da Galeries Lafayette, em Paris. Uma das grifes que vendem seus produtos por lá é a brasileira Goóc

Fonte: http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0885/mundo/m0121303.html

Green Drinks: encontros para beber e trocar idéias verdes

quarta-feira, 2 de maio de 2007 00:11 by Fernanda Vasconcelos Torres 1 comentários
321236394_c14433dd22_m.jpg 

"Todo mês, pessoas que trabalham no campo do meio ambiente se encontram para uma cerveja numa reunião informal conhecida como Green Drinks". A idéia a princípio soa como uma seita secreta de vegans. Mas a proposta é clara: uma network interativa de pessoas que compartilham interesses em comum.

"Nós somos uma mistura de pessoas de ONGs, meio acadêmico, governo e negócios. Entre e você será bem-vindo. Só diga 'você é um verde?' e nós cuidaremos de você e o apresentaremos a todos que estiverem presentes", convida o site.

A história toda começou em 1989, quando Edwin Datschefski estava em um bar chamado Slug and Lettuce, em Northern London, com alguns de seus colegas de design ecológico quando encontrou um conhecido sentado em uma mesa próxima. Seu amigo estava junto de alguns colegas ecologistas, que foram prontamente chamados para dividir a mesa. Assim nascia o movimento. "É uma ótima maneira de se divertir com pessoas que você conhece e também fazer novos contatos. Todos participantes convidam alguém, então o público sempre renova, fazendo do Green Drinks uma rede orgânica e auto-organizada", salienta na página oficial.

Quinze anos mais tarde o conceito foi transformado no Green Drinks e espalhou-se pelo mundo, através do site, criado em 2001. Atualmente, o movimento já conta com 223 cidades adeptas e organiza encontros com mais de 500 pessoas, como o do final do ano passado, em New York.

Green Drinks: www.greendrinks.org

Haute Green: design sustentável para lares contemporâneos

terça-feira, 1 de maio de 2007 23:32 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários



haute.jpg


 



De 19 a 21 de maio acontece o Haute Green 2007, uma exposição do que há de melhor em design sustentável para lares moderninhos, com móveis, lustres e luminárias, além de acessórios de apelo estético e ecológico.

 O evento rola na 33 West 19th Street (entre a 5th e 6th Avenues), paralelamente a  International Contemporary Furniture Fair (Feira Internacional de Móveis Contemporâneos) em New York City.

O HauteGREEN 2007 irá apresentar também coleções de alguns designers expoentes e outros já conhecidos do circuito nova-iorquinho e de todo o mundo.

Haute Green: www.hautegreen.com

Eurofios: tecendo idéias

23:10 by Fernanda Vasconcelos Torres 1 comentários
fios.jpg 

Aproveitar restos da indústria de confecções para trabalhar conceitos de sustentabilidade e responsabilidade social foram desafios abraçados pela Eurofios.

A empresa de Santa Catarina produz fios com uma gama considerável de cores e não utiliza nenhum tipo de tintura ou qualquer outro tratamento químico poluente.

Os fios são vendidos para outras indústrias e para as artesãs locais. O site ainda traz dicas de peças em crochê e tricô que podem ser feitos com os produtos.

Eurofios: www.eurofios.com.br

Lona de caminhão transformada é alternativa para designers

22:56 by Fernanda Vasconcelos Torres 23 comentários
lonabr1000.jpgA JRJ Tecidos e Rollôs - que atua no mercado de decoração - criou uma técnica para esterilizar, amaciar e tingir as famosas lonas de carroceria usadas.

A fonte para este novo segmento de indústria são exatamente os caminhoneiros, que tem abastecido rapidamente a fábrica com matéria-prima, após seis meses de busca - pessoalmente - para atingir estoque suficiente.

O novo produto que chama-se BR 100 atraiu arquitetos e decoradores. Designers já utilizaram o produto como revestimento de parede em escritórios, barracas e até como forro para cadeiras exportadas para Nova York.

As peças têm em média sete anos e depois do tratamento químico chegam a R$ 88 o metro. 

JRJ Tecidos e Rollôs: Rua Beira Rio, nº 88, Vila Olímpia, São Paulo
Tel.  55 11 3849 3629 ou 0800 552718
www.jrj.com.br

Óculos Mormaii aliam tecnologia e matéria-prima reciclável

22:35 by Fernanda Vasconcelos Torres 1 comentários
Quem considera o surf estilo de vida é adepto da preservação ambiental.  Pensando nisso, a Mormaii, empresa catarinense do ramo, lançou uma linha de óculos com armação em Grilamid TR 90 (matéria-prima 100% reciclavel e com maior memória molecular). Uma boa forma para proteger a visão e a natureza ao mesmo tempo.

622862gg.jpg


 

Mormaii: www.mormaii.com.br