Arte Brasil: biojóias com trabalho social

domingo, 15 de julho de 2007 22:45 by Fernanda Vasconcelos Torres

notgalpeq3641187n-1278.jpg


Suzana Rodrigues é a típica empreendedora consciente. Desempregada, a designer procurou a Penitenciária Feminina do Distrito Federal para contribuir na recuperação de detentas oferecendo capacitação e oportunidade de trabalho. “Foi então que comecei a confeccionar as bijuterias, mas sem aquele propósito de viver para aquilo. Seria apenas um paliativo até encontrar um emprego”, contou em entrevista ao SEBRAE/DF.

A idéia inicial era utilizar sementes na produção de biojóias. Em maio de 2002, realizou uma oficina com as presidiárias e ensinou a técnica a doze mulheres. A iniciativa deu tão certo que hoje já conta com 30 operárias internas.

notgalpeq3641187n-1275.jpgSofisticação no design de jóias aliada aos elementos da natureza - principalmente das plantas nativas do cerrado, terra de Suzana - destacaram seu produto no mercado internacional. Nascia a Arte Brasil Bijuterias e Acessórios.

Com sede em Brasília, a empresa produz mais de duas mil peças por mês. As detentas são remuneradas por produção. As peças são vendidas não apenas em Brasília, como no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e alguns estados nordestinos. Além disso, clientes da Inglaterra, França, Itália, Alemanha e Estados Unidos já compram as biojóias.

O envolvimento social de Suzana não pára aí. A empresária realiza um trabalho com moradores de rua, que coletam e selecionam as sementes utilizadas na confecção das peças, recebendo por quilo arrecadado. “Quando meu pai sugeriu o trabalho com essas pessoas foi muito bem recebido e agora é chamado pelos catadores de ‘Pai da Rodoviária’”, lembra. 

O trabalho da Arte Brasil recebeu o selo do Consórcio de Tutela do Trabalho Justo, Ético e Solidário de Milão pela atividade social.

Arte Brasil Bijuterias e Acessórios [Suzana Rodrigues] : www.suzanarodrigues.com.br

3 Response to "Arte Brasil: biojóias com trabalho social"

  1. MURILO OLIVEIRA Says:

    gOSTARIA DE SABER SE VOCES FABRICAM PEÇAS ONDE TENHAMOS ALÉM DE SEMENTES, E COMPONENTES NATURAIS DE FLORESTAS , MAS QUE LEVEM GEMAS E PEDRAS SEMI PRECIOSAS.
    OBRIGADO, GOSTARIA DE COMPRAR PARA EXPORTAÇÃO AO KARIBE E PAISES DA AMERICA LATINA

  2. Bénédicte Says:

    olà

    eu queria saber si você vende as suas peças agora porque sou interessada para revender na frança.
    obrigada de mi contatar.

  3. marilia rabello Says:

    Bom dia,

    Crio peças em biojóias, tenho interesse em exportar caso queira visite meu blog e dê uma olhada.

    www.biojoiasarteviva.blogspot.com ou
    www.flickr.com/artevivabiojoias