Shopping bag eco-fashion de Raquel Medeiros

quarta-feira, 4 de julho de 2007 21:07 by Fernanda Vasconcelos Torres
bolsa-onca.gifbolsa-jornal1.gifbolsa-abelha1.gif

A estilista gaúcha Raquel Medeiros criou uma linha criativa e preocupada de Shopping Bags. Fascinada por moda desde pequena, a moça já desenvolvia roupas e outras criações mimosas para clientes-amigas e lojas descoladas, como Pó de Estrela.

Após um tempo afastada do mundo fashion, Raquel voltou com tudo. Estudando Marketing de Moda, viu nascer num brainstorming iluminado a idéia de criar algo que unisse moda e meio ambiente. Foi a partir de um e-mail de um colega, na Semana do Meio Ambiente, que a inspiração de bolsas ecologicamente corretas surgiu.fotoraquel.jpg

"Descobri que o grande vilão é o plástico filme, do qual são feitas as sacolas de supermercado, e também de qualquer estabelecimento varejista, e que leva séculos para se decompor na natureza. Cada brasileiro consome 45 quilos de plástico ao ano e muito pouco é reutilizado e/ou reciclado. Grande parte acaba nas ruas, entupindo bueiros e causando alagamentos. Sacos voando só são bonitos no filme Beleza Americana. E não se pode esquecer dos animais que morrem por ingestão acidental", explica.

A primeira edição das shopping bags são 100% algodão. As peças vem dobradinhas numa necessaire, que pode ser levada dentro de outra bolsa, mochila ou pasta, e faz as vezes de carteira/niqueleira prática na hora das compras. O tamanho da sacola é 38 x 38 cm e a necessaire 14 x 12 cm.

"Uso a minha shopping bag todos os dias e vejo as mais variadas reações quando me oferecem uma sacola plástica e digo 'Não, obrigada, tenho minha própria bolsa'. Já economizei muitas sacolas e ando por aí bem estilosa com a minha, de estampa de jornal. Fico feliz por levar um pouco de consciência para aqueles que são obrigados a empacotar minhas compras e também aos que estão atrás de mim na fila do caixa", conta.

Por enquanto somente a linha feminina está disponível para compra no site. Cada bolsa custa R$ 40,00. A estilista está desenvolvendo produtos para público masculino também. Na página será possível conferir outros trabalhos de Raquel, como blusas de malha e toys e outras novidades.

Shopping Bags by Raquel Medeiros: www.raquelmedeiros.com.br

1 Response to "Shopping bag eco-fashion de Raquel Medeiros"

  1. Nathalia Macedo Says:

    Bom dia Raquel,

    Adorei a materia!
    Estava por curiosidade "catando" materias sobre reciclagem no google e achei sua bolsa. To me formando em Adm. Marketing e estou pretendo me especializar em Gestao Ambiental, mas como tenho espirito empreendedor também ando desenvolvendo ideias. Fiz uma "carteira" da mesma maneira da sua bolsa. Ando estudando uma maneira de criar uma ONG na minha cidade (NATAL).