Arte em Pneus: trabalho social e criação artística

sábado, 4 de agosto de 2007 14:32 by Fernanda Vasconcelos Torres

dsc02671.jpg



Pneus usados são um problema? Não para Daniel Beato. O designer de produto recebeu um desafio da Goodyear do Brasil, em 2004, para contemplar os princípios da ecoeficiência, que buscam a utilização de recursos naturais de forma consciente e eficiente, dando uma melhor disposição ao lixo gerado, baseados no princípio dos 3’Rs (Redução do consumo, Reutilização quando não é possível reduzir e Reciclagem quando não é possível reutilizar ou reduzir).

"O conceito principal é retirar pneus do meio ambiente e dar acesso a todos a criação e produção de móveis emborrachados, trabalhando principalmente com jovens e adolescentes, colocando-os em contato com a arte funcional, desviando assim o acúmulo de resíduos sólidos da região, contribuindo com a reutilização de sucatas automotivas e pneus inservíveis, retardando sua disposição e decomposição no meio ambiente prevenindo epidemias causadas pelo acúmulo de lixo", explica no site da ONG Arte em Pneus, criada por ele.568722-9296-cp2.jpgBrinquedos, mesas, bancos e cadeiras foram criados a partir de pilhas de pneus velhos na garagem da casa de Beato. "Daí eu vi aquele monte de pneus lá em casa e percebi que seriam uma boa matéria-prima para esse tipo de produção, já que são descartados em abundância no meio ambiente. Aí comecei a inventar", contou em entrevista recente ao portal Terra.

Com a missão de conscientizar, reeducar e capacitar através de ações sociais para comunidades em desvantagem social, tendo como objetivo promover a reinserção social e educação ambiental, a ONG trabalha com pessoas capacitadas especialmente para essa função, de entidades como os alunos do Orfanato Pão do Pobres de Santo Antônio. No total já são 150 profissionais, que desfrutam de certa autonomia na criação de linhas especiais, como a de bolsas.

Agora o designer planeja mais uma obra ousada: construir sua primeira casa totalmente feita de pneus. Em um terreno de cerca de 1,2 mil metros quadrados em Itaquera, São Paulo, irá ser sede da Arte em Pneus. As fundações serão feitas com concreto DI (Deformável e Isolante), que também é produzido a partir de pneus velhos e será doado por duas empresas. As paredes da casa serão erguidas com pneus inteiros, que, segundo o designer, têm propriedades térmicas - o que evitaria o calor excessivo dentro da construção. Já para o telhado devem ser usados embalagens Tetra Pak ou tubos de pasta de dente. Além disso, Beato planeja construir duas torres de pneus que funcionarão como cisternas para captar a água da chuva. Tudo para aumentar a ecoeficiência do projeto.

"Queremos construir cinco casas nesse terreno, para abrigar escritório, alojamento, sala de aula e depósito da ONG. Acredito que concluiremos as construções ainda em 2008", prevê.

ONG Arte em Pneus: www.arteempneus.com.br

29 Response to "Arte em Pneus: trabalho social e criação artística"

  1. claudia sander Says:

    Ola.
    Estou procurando brinquedos de pneus usados, para pracinhas, e achei o site de voces. Muito legal!
    Voces tem alguma sugestao para me dar?
    Abraços, Claudia

  2. DORALICE BARBOSA TORREÃO Says:

    FIQUEI ENCANTADA COM ESTAS MARAVILHOSAS PEÇAS E GOSTARIA DE RECEBER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ESTE TRABALHO.
    NA NOSSA PEQUENA CIDADE DE SERRA BRANCA NO INTERIOR DA PARAIBA FAREMOS O SEGUNDO NATAL ECOSOLIDÁRIO DO CARIRI PARAIBANO E PRECISAMOS DE MUITAS IDÉIAS MAS TAMBEM DE ORIENTAÇÕES.
    DESDE JÁ AGUARDO ANSIOSA A RESPOSTA.
    DORALICE BARBOSA TORREÃO
    PRESIDENTE DA AMPPARE --ASSOCIAÇÃO MANTIDA POR AMIGOS RESPONSÁVEIIS POR EDUCAÇÃO CUTURA E MPREENDEDORISMO

  3. maria amelia antunes dos santos Says:

    Olá!!!!


    Estava assistindo a Katia, e vi uma cadeira peneira,e como resido na praia,gostaria de saber quanto custa essa cadeira e a mesa de centro com mosaico( ACHO QUEÉ ISSO).Qual a forma de pagamento.

    Um abraço

    obs:Quando residia em sampa,escrevia em um jornal de bairro,e levava bastante vassouradas;pois cuidava sepre dos bairros e prça onde residia e passava.rs.....

    mel

  4. Queli Adriana Sodré Says:

    Assistindo o Programa Ação de hoje dia 15.03.08, pude ver o maravilhoso trabalho que vcs realizam em pneus, fiquei encantada e acredito que no meu local de trabalho as suas ideias irao me ajudar muito. Trabalho em uma escola de educação infantil municipal, é uma escola que atende uma clientela carente e uma escola carente tambem que precisa de sugestões como a de vcs, adorei e gostaria de receber mais informações e fotos, bjs e obrigada desde já.

  5. Odila Motta Says:

    Bom dia! Hoje(15/3/2008) Assisti no programa do Serginho - Ação , de Rede Globo, importante matéria sobre reciclagem de pneus, em da Ong Arte Pneu. Por favor preciso de contato, com a pessoa que pode dar o Curso. Trabalhamos com os Catadores de Materiais Recicláveis de Santo Ângelo RS, onde agregamos a parte de artesanato.

    Abraços

    Odila Motta
    Secretária Executiva da Associação Comercial Santo ângelo RS

  6. ADEMIR SILVA DO NASCIMENTO Says:

    Parabéns pelo projeto de vocês!!! gostei da reportagem no programa" AÇÃO", gostaria de mais informações sobre: como vcs fazem os assentos, os encosto, como pregar estas mangueiras, qual os tipos mais apropriado, enfim tudo, aguardo ancioso pelas resposta de vocês. sou de AQUIDAUANA-MS- ADEMIR SILVA DO NASCIMENTO

  7. Salles Rosendo da Silva Says:

    Olá amigos.No ultimo dia 15/03 assisti pela rede globo o programa Ação.Estou muito interessado nestas técnicas e gostaria que vcs me mandassem um numero de telefone pra q eu possa entrar em contato com vcs e esclarecer minhas duvidas.
    Desde já agradeço e agaurdo uma resposta no end. d e-mail q segue.

    josiangelucci@hotmail.com

  8. ubirara reis Says:

    Olá, gostei do projeto de reciclagem do pneus, gostaria de informações e o rientações para desenvolvemos na nossa associaçao comunitaria

  9. Raquel M. Fernandes Says:

    Boa tarde!!!
    Parabens, otima materia!!!

    Sou universitaria da faculdade UNA, cursando COMEX, Belo Horizonte - MG . Estamos realizando um projeto sobre reciclagem de pneus. Na qual estamos montado um estande para apresentação do mesmo! Gostariamos muito de entrar em contato com o designer Daniel Beato para trocarmos ideias!

    Desde já muito Obrigada!!!

    Conto com vocês pois estamos anciosos para conhece-lo e ilustar de uma forma inovadora nosso estande.

    Ats,

    Raquel M.

  10. Reinaldo/Katia/Ana /Fabio Says:

    Daniel,

    Bom dia.


    Estamos fazendo um trabalho na Faculdade sobre reciclagem o nosso grupo pensou em criar um vedante de pneu reciclado para ser utilizado em lages e pisos,porem não temos muita ideia para dar inicio a este trabalho temos um tempo muito curto (02 semanas ) você poderia nos ajudar ?

  11. Evandro Tavares Says:

    gostei imenso do vosso trabalho,é espetaculhar... como consenguem fazer todo isso com bonitas decoraçoes de fazer inveja a qualquer um.
    gostaria muito de aprender,se é possil mi mandar passo a passo como se faz. agradecia imenso

  12. mara chaves gouveia Says:

    gostaria de informações sobre brinquedos de pneus para recreação infantil
    onde encontrar orientações ou sugestões?

  13. Carlos Henrique de Sá Says:

    Sou Artesão da Reciclagem,e fiquei encantado com este Site

  14. joselia Says:

    Sou estudante e tenho um trabalho para ser feito sobre reciclagem de pneus , gostaria de ter mais informações e se possível fazer uma visitação na ONG ,com mais duas colegas da faculdade. Se não forpossivel peço que me envie fotos.
    Obrigada.
    Joselia

  15. maria aparecida Says:

    somos de recife e trabalhamos com uma comunidade e queremios fazer uma praça de recreaçao de peneus , onde temos projetos para a praça e para a confeçao dos brinquedos.

  16. Adelia Says:

    Tenho pesquisado muito sobre arte em pneus, pois trabalho com um grupo de terceira idade com pessoas bem carentes, gostaria muito de saber como posso fazer o curso, se tem algo que pode ser passado por e-mail sobre as tecnicas de como fazer os bancos e mesas. Esse projeto a ONG é maravilhoso, continue ensinando as pessoas que o nosso planeta agradece, em tirarem materiais que demoram tanto para se decompor e que poluem tanto o nosso maravilhoso planeta.
    Aguardo contato - Abraço e parabéns.

  17. Simone Says:

    Bom dia, tentei entrar no site mais ta fora do ar, tbm como muitos dos recados sou estudante e estou pesquisando sobre pneu e preetendo desenvolver um projeto que contenha pneus inserviveis, gostaria de conhecer a ong e telefone para contato.
    Obrigado e aguado contato

  18. Renata Says:

    sou artesa e quero aprender mais sobre esse curso, pois achei muito interesante para minha comunidade.
    gostaria de saber mais sobre o curso tipo; valor, data,tel,endereço, conteudo em geral. Por Favor deixe as informaçãoes no meu msn renatacris_souza@hotmail.com ou 38831561

  19. RENATA MARQUES DE CARVALHO Says:

    gostaria de fazer artesanato com pneus, gostaria de saber a onde eu posso fazer curso ou se vcs tem alguém que possam indicar aonde eu encotre alguem que trabalhe com artesanato em pneus, obrigado..

  20. Lourdes Says:

    Por favor, preciso de e-mail ou telefone de artesão que trabalhe com pneus. Temos uma Associação de Artesãos e vemos os pneus usados como problema para o meio ambiente e solução para o artesanato, se bem conduzido.
    Grata,
    Lourdes,
    Prefeitura de Lavras do Sul/RS

  21. Antonio Guedelha Says:

    Trabalho com um artesão que vêm reciclando pneus, com à arte de fazer cadeiras e mesas usando pneus usados.Gostariamos de divulgar sua arte neste site.

    Atenciosamente,
    Antonio Guedelha

  22. selma marques-RJ Says:

    gostaria de informaçoes sobre onde conseguir comprar briquedos feitos a partir de pneus, tipo carrinhos e outros .
    Estou necessitando desse material com certa urgencia para uma apresentaçao escolar do meu filho neste mes de outubro. Voces podem me ajudar?
    selma do Rio de Janeiro

  23. Fatima Matos Says:

    Olá gostaria de um sugestão de voces para um brinquedo com pneus para um local tipo clube de campo. Estou desempregada e um amigo me cedeu uma chacara para trabalhar com recreação.

  24. regina costa Says:

    gostaria que me dessem algumas ideias para trabalhar artesanato e artes em pneus, realizo trabalhos com pessoas que vivem em areas de vulnerabilidade social e pretendo trabalhar com pneus pela facilidade da materia prima, alem de ajudar o meio ambiente vamos conseguir gerar renda para as familias por nos assistidas, desde ja agradecemomos, muito obrigada

  25. Edinaldo Bezerra Says:

    como e que faremos para enviar estes materiais para que sejam usados nos qrtesanatos ou se alguem da curso de aprendizagem para desnvolver estes trabalhos que são magnificos. abraços.

    estamos tentando formar equipes de trabalhos artesanais com jovens e crianças e assim educa-los concientizando sobre os impactos causado ao meio ambiente e como poderemos contribuir de uma maneira positiva e mais consiente sobre a nossa participação nos aspectos e impactos por nos causado e mudar os nossos hábitos.
    abraços.

  26. Raul Ferreyra Says:

    Boa Noite !!, Excelente trabalho, por favor me informe o endereço ou telefone para contato, pois desejo adquirir esse produtos para a firma que trabalho.

  27. Regina Martins Says:

    Boa tarde! Gostaria de saber se vocês tem alguma idéia para brinquedos públicos. Gostaria de mais informações. Grata

  28. patricia valerio Says:

    Ola sou Pedagoga e professora em uma escola na periferia de Sao Paulo.
    Nossas crianças sao extremamente carentes e realizo com elas alguns anos um trabalho bem bacana com reciclagem de material;
    Porem esse ano gostaria de ir mais alem e pensei na utilizaçao de peneus, para moveis e brinquedos mais interessantes.
    Poderia me ajudar.

  29. Fernando Xavier Says:

    Olá, Bom dia!


    Moro em uma chácara e tenho alguns pneus velhos jogados por lá. Seria possível você me enviar algumas ideias simples para aproveitá-los? bancos, floreiras, coisas desse tipo.
    Atenciosamente,
    Fernando