Bush convoca cúpula mundial sobre clima no fim de setembro

sábado, 4 de agosto de 2007 13:53 by Fernanda Vasconcelos Torres

nov8bushspeech4.jpg





O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, anunciou nesta sexta-feira que seu governo vai sediar uma conferência global sobre mudanças climáticas em Washington no mês que vem.Os Estados Unidos convidaram representantes da ONU, da União Européia e de 15 das maiores economias do mundo, incluindo o Brasil, para uma reunião de alto escalão nos dias 27 e 28 de setembro, de acordo com o convite às autoridades internacionais divulgado pela Casa Branca.

As negociações têm como objetivo preparar um acordo até o final de 2008 para a redução a longo prazo de emissões de gases nocivos ao meio ambiente. Cientistas dizem que a acumulação destes gases causa o aquecimento global.

"Os Estados Unidos estão comprometidos a colaborar com outras economias grandes para uma contribuição detalhada de uma nova estrutura global até o final de 2008, que contribuiria para um acordo global sob a Convenção-Quadro das Nações Unidas de Mudança do Clima até 2009", afirma o texto do convite divulgado pela Casa Branca.

Bush mencionou pela primeira vez a vontade de promover uma conferência do tipo em maio, pouco antes da cúpula do G8 na Alemanha.

Além do Brasil, o encontro contaria com a participação de representantes da União Européia, da ONU e delegados de Austrália, Canadá, China, Índia, Indonésia, Japão, México, Rússia, África do Sul e Coréia do Sul.

A reunião também incluiria representantes de quatro países europeus (França, Alemanha, Itália e Grã-Bretanha), além dos delegados da União Européia.

A conferência será mediada pela secretária americana de Estado, Condoleezza Rice.

Na cúpula do G8 em junho, Bush concordou em fazer cortes substanciais e não-específicos nas emissões de gases dos Estados Unidos e negociar um tratado para substituir o Protocolo de Kyoto até 2009.

Fonte: BBC Brasil

0 Response to "Bush convoca cúpula mundial sobre clima no fim de setembro"