Góoc: um case de sucesso, uma lição de vida

terça-feira, 28 de agosto de 2007 22:47 by Fernanda Vasconcelos Torres

espaco.jpg


Góoc significa raiz. Não há como conhecer uma empresa sem conhecer suas raízes. Thai Q. Nghia tinha 21 anos e vivia num Vietnã assolado pela ditadura e repressão. Em 1979, um petroleiro da Petrobras encontrou um barco de pesca em alto-mar no sudeste asiático. Thai Q. era um dos tripulantes.

Refugiado no Brasil, o vietnamita venceu a solidão e muitas barreiras culturais. "Eu iniciei minha vida sozinho no Brasil negativamente: mudo, não falava português; surdo, não entendia nada; cego não sabia onde estava e para onde deveria ir", lembra. Mesmo assim, não desanimou. Estudou por um tempo Matemática na USP, mas foi por uma dívida que descobriu sua vocação.destaque.jpg

"Em 1986, estava estudando e trabalhando quando emprestei dinheiro a um amigo. Era o final do Plano Cruzado, ele quebrou e fez o pagamento do empréstimo com bolsas. Fui obrigado a sair na rua para vendê-las para recuperar o dinheiro. Vendia as bolsas em Cotia (SP) e Itapevi (SP) e comecei a ganhar dinheiro com isso. Pensei: "isso é legal!". Passei a comprar mais bolsas e continuei vendendo. Um tempo depois, achei melhor parar de trabalhar e pedi demissão. Não me deixaram sair. Em vez disso, queriam me promover. Saí assim mesmo e decidi montar meu negócio. O trabalho foi tomando tanto meu tempo que não conseguia me concentrar nos estudos e abandonei o curso no terceiro ano", contou em entrevista a Catho.

Com seu sonho de liberdade e espírito empreendedor, o jovem fundou o Grupo Domini, responsável por criar marcas como Goóc, ômely e Koan.

A Góoc (ex-Yepp)  é o carro-chefe, trabalhando com calçados e acessórios confeccionados com 70% de produtos reciclados. Mais de 1.000.000 de pneus usados já foram reutilizados na produção de solados. "Também é importante a inclusão, aceitar o que as outras pessoas não aceitam, como o lixo. Trabalhar com um material que ninguém quer mais", complementa. A energia para alcançar metas e vencer desafios não pára aí. "Cada cidadão brasileiro terá um par de chinelos Goóc", projeta Thai Q., prospectando 210 milhões de pares até 2014.

Góoc: www.gooc.com.br

2 Response to "Góoc: um case de sucesso, uma lição de vida"

  1. Yaskara Says:

    Oi, Fernanda. Eu também alimento um blog sobre sustentabilidade, nosso amanhã... Além de jornalista e interessada pelo assunto, eu também acompanho muito o mundo da moda. Parabéns pelo teu blog! Voltarei mais vezes! :)

  2. Cotia Guia de Cotia Portal de Cotia Says:

    Gostaria de Parabenizar o autor deste blog por todo o conteudo que aqui encontrei, vocês estão de parabens.
    Um Abraço,

    Pedro Kautza