Designers brasileiros desenvolvem tecido de filtros de cigarro reciclados

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008 17:58 by Fernanda Vasconcelos Torres
jeffersonfausi.jpgA dupla de jovens designers brasileiros Fauzi Nasreddine (atualmente cursando Desenho Industrial no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo), 21 anos, e Jefferson Vasconcelos (também com passagem pela Belas Artes e Escola Panamericana de Arte e Design, onde cursou, respectivamente, Desenho Industrial e Design de Publicidade), 24, inovaram desenvolvendo o tecido fabricado a partir dos filtros de cigarros.

Utilizando a massa celulósica resultante da reciclagem dos filtros (acetato de celulose) para a confecção de tecidos a idéia é funcionar como solução criativa para atender ao mercado têxtil nos seguimentos de vestuário, acessórios de moda, mobiliários e indústria em geral.filtro.jpg

A iniciativa é resultado da curiosidade e de um amplo trabalho de pesquisa de ambos, que vêem nisso a possibilidade de cooperar com a reciclagem de um resíduo que demora 5 anos para se decompor no meio ambiente. Além disso, o trabalho realizado pelos jovens demonstra mais uma vez a capacidade criativa dos brasileiros em solucionar problemas e gerar negócios a partir de algo considerado impossível.

“É um modelo de negócio sustentável e nosso objetivo é gerar uma solução simples, para um problema comum em muitas cidades do mundo. Atualmente só em São Paulo cerca de 15 mil toneladas de lixo são produzidos diariamente, das quais aproximadamente 13 toneladas* são bitucas** de cigarro. ”, afirma Fauzi Nasreddine. “As pessoas podem reutilizar quase tudo que está ao seu redor, bastar ter um pouco de curiosidade e criatividade. A bituca de cigarro já foi transformada em papel reciclado, mas a chegada ao tecido é uma inovação”, destaca Jefferson Vasconcelos.

Devido a questões sociais, o Brasil é, atualmente, um dos maiores recicladores de materiais do mundo, e com o tecido do filtro do cigarro não poderia ser diferente. “Apesar dos investimentos já existentes, muitas empresas não conseguem obter um processo de reciclagem rentável fazendo com que a maioria dos projetos sejam abortados, entretanto essa é uma preocupação que eu e o Fauzi temos e estamos empenhados em resolvê-la” afirma Vasconcelos. Por isso, além da pesquisa tecnológica, a dupla de designers está desenvolvendo um plano de negócios que visa o trabalho junto a comunidades e cooperativas de catadores, industrias de confecção e fabricantes.

“O objetivo desse modelo de gestão é proporcionar novos empregos e novos negócios que agreguem valor a comunidade e ao meio ambiente gerando um ciclo de desenvolvimento sustentável”, analisa Nasreddine.
É importante frisar que na reciclagem os filtros passam por um processo de limpeza, onde perdem a coloração amarelada causada pela nicotina, resultando num produto completamente higiênico e hipoalérgico.
O projeto de reciclagem dos filtros de cigarro encontra-se em pleno desenvolvimento e os jovens profissionais estão em busca de parceiros e investidores que tenham interesse em suportar o projeto e desenvolver o material em larga escala.

*Dado baseado em pesquisa do Datafolha que diz que em São Paulo existem 2,5 milhões de fumantes - pesquisa realizada com pessoas acima de 18 anos - que fumam em média 12 cigarros por dia.
** Uma  bituca pesa 0,4g.

Contatos: 
Fauzi Nasreddine (11)8569.9321
Jefferson Vasconcelos (11)8123.5480

Fonte: Revista Têxtil

12 Response to "Designers brasileiros desenvolvem tecido de filtros de cigarro reciclados"

  1. luana ramos Says:

    voce vendem o tecido?
    estaria interessada em fazer bolsas com o tecido de voces! Tenho um atelie no rio de janeiro super diferente.
    Aguardo resposta.

  2. Davidson Rodrigues Says:

    Ola,

    Bom dia

    Gostaria de poder estar informado no andamento do desenvolvimento dos tecidos e se possivel ajudar.

    Somos produtores de camisetas organicas e interessaria fazer tecidos de bitucas de cigarro.

    Aguardo contato para que possamos dar inicio a essa parceria

    Atenciosamente
    Terra Oca Brazil

  3. André Bittencourt Says:

    Olá!

    Antes de mais nada parabéns pela iniciativa, e realmente vejo nesse novo ciclo de sutentabilidade uma ótima oportunidade de negócio assim como com as PETS, se for possivel me passar mais detalhes sobre o acesso a esse tecido seria muito bom.

    Obrigado!

  4. luciana vianna Says:

    OLá estou encantada com esta possibilidade,e estou vendo que esta matéria foi postada em janeiro de 2008.
    O que evoluiu de lá para cá?
    Luciana

  5. Luiz Claudio Santos Says:

    Gostaria de conhecer mais aprofundadamente este projeto, pois tenho interesse em cooperar na reciclagem deste material (filtro de cigarros) no Rio de Janeiro.

    Atenciosamente
    Luiz Claudio

  6. adriana Says:

    Sou estudante de moda, e estou fazendo um trabalho no qual terei que usar tecidos que sejam ecológicamente correto.
    Fiz algumas pesquisas e me enteressei muito a respeito deste tecido feito a base de bitucas de cigarro.
    Seria muito interessante fazer este trabalho utilizando este tecido.
    Preciso saber se este tecido já está sendo comercializado e onde posso encontrar.

  7. Carina Says:

    Olá também gostaria de saber como anda o projeto, se ja há a comercialização desse tecido, Pois estou elaborando um projeto para uma empresa que faz ecobags e fiquei muito interessada em saber mais sobre este material.

    Aguardo retorno!

  8. Ana Hornstein Says:

    Hello, my name is Ana, I work in a Company which produces cigarettes, your project sounds vey interesting. On the other side I am searching for alternatives to recycle our filters. I am located in Argentina, do you have any contact here which could be interested in this supply?

  9. Maria Raquel Lopes Says:

    Quero fazer faculdade de design de moda a distância, preciso de resposta com urgência pois estou indo morar nos Estados Unidos.

  10. Stephani Fleck Says:

    Gostaria de receber mais informações a respeito da comercialização desse tecido, obrigada

  11. marcelo Theodoro Says:

    Ola tudo bem !!!
    Estou entrando em contato com, voces para verivicar a possiblidade e podermos se falar, pois possuo um projeto de coletores de bituca de cigarros, este projeto será apresentado para uma grande empresa que esta interessada em patrocina-lo.
    Preciso de mais informaçoes sobre cooperativas e ongs que reciclam este residuo.
    Parabens pelo projeto de voces.
    aguardo o retorno
    Marcelo Theodoro
    011 8501 3841

  12. Juliana Moura Says:

    Olá!
    Estou desenvolvendo um projeto de moda infantil sustentável e gostaria de maiores informações sobre o projeto de vocês.
    Parabéns pela criatividade e muito sucesso!
    Desde já agradeço a atenção!