Ecoembalagens na Semana Mundial do Meio Ambiente

quinta-feira, 5 de junho de 2008 18:28 by Fernanda Vasconcelos Torres
A Universidade de São Paulo – USP e a Federação e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – Fiesp, são algumas das instituições que estão aproveitando a ocasião para motivar debates acerca do tão falado desenvolvimento sustentável.

Entre os assuntos relacionados ao tema, encontra-se a questão das embalagens atuais estarem vinculadas às práticas de consumo consciente, necessidade constatada em diversas pesquisas. Nesse sentido, estudos sobre materiais ecológicos, que possam render soluções sustentáveis ao mercado, ganham espaço, possibilitando substituir materiais de difícil decomposição na natureza por aqueles que sejam naturais e biodegradáveis.

Como exemplo, embalagens do tipo sacolas, feitas de algodão e outras fibras naturais, que se tornam uma ecológica alternativa frente às sacolinhas plásticas de supermercado, ou mesmo para qualquer embalagem que não seja biodegradável. Uma das dificuldades para se criar uma cultura favorável a um produto como este é a imagem equivocada de que não existe produção em escala para esse tipo de embalagem, inviabilizando atender demandas de grandes empresas.

Outro desafio é mudar a forma de avaliação do retorno sobre o investimento feito nas eco-embalagens. Os empresários, com moderna visão de mercado, têm procurado maneiras de oferecer produtos que não prejudiquem o meio ambiente. No entanto, alguns ainda se atêm aos custos, não percebendo a vantagem competitiva impressa na imagem da empresa e de sua marca quando trabalham de maneira sustentável.

Fonte: Consumidor Moderno

1 Response to "Ecoembalagens na Semana Mundial do Meio Ambiente"

  1. Elisa Says:

    Parabéns pelo blog. Quanto mais divulgarmos ações que agridam menos o meio ambiente melhor, pois mostras as pessoas que é possível. Depois dá uma olhada no meu blog de embalagem sustentável.