Alexander McQueen recicla lixo em luxo

quinta-feira, 12 de março de 2009 22:14 by Fernanda Vasconcelos Torres
019108257-exh00

Paris é glamour. Mas será que a Cidade Luz sobreviverá ao consumismo esquizofrênico e as montanhas de resíduos que "sobram" desse processo todo?

O estilista inglês Alexander McQueen resolveu provocar os fashionistas acostumados ao sofisticado universo da moda parisiense com uma desfile que reciclou materiais inusitados como calotas e guarda-chuvas em exóticos chapéus.

Para quem esperava algo mais próximo ao cítrico humor britânico, encontrou peças que poderiam tranquilamente fazer parte de uma coleção conceitual à la Comme des Garçons. Decorando a passarela, uma pilha de lixo complementava os looks que traziam maquiagem borrada e cabelos enfeitados com latas de refrigerante.

A tríade preto-branco-e-vermelho dominava o olhar, com toques de classe e tradição,  como o pied-de-poule e o tweed.

Nesse esforço de dramaticidade, McQueen provoca um delírio reflexivo - que esteticamente lembra o encontro de Alice com a Rainha de Copas, no País das Maravilhas.

Muito mais que reciclar materiais, reciclar idéias. O mundo fashion está atento às mudanças e envia mensagens fabulosas - como a de Vivienne Westwood, em seu manifesto: consumir menos, mas melhor. Antes que a Rainha Natureza decrete: cortem as cabeças! 

Fotos: Reprodução

1 Response to "Alexander McQueen recicla lixo em luxo"

  1. Bruno Asp Says:

    Prezados Amigos do Blog Eco Trends & Tips, como vão?

    Estamos divulgando a 9ª Edição do Prêmio Ethos-Valor, concurso para Professores e Estudantes Universitários sobre responsabilidade social empresarial e desenvolvimento sustentável aplicado às empresas. As inscrições para o Prêmio acontecem até 13 de abril e podem ser feitas em nosso site www.premioethosvalor.org.br. Mais informações também estão em http://premioethosvalor.blogspot.com/

    Como achamos que o tema do concurso é pertinente aos assuntos tratados em seu blog, gostariamos de saber se é possível contar com uma notinha sobre o Prêmio. Tenho certeza que é uma oportunidade muito valiosa para seus leitores.

    Desde já, obrigado.

    Atenciosamente,


    Bruno Asp
    Comissão Organizadora do Prêmio Ethos-Valor
    E-mail: premio@ethos.org.br
    Site: www.premioethosvalor.org.br
    Blog: http://premioethosvalor.blogspot.com


    Participe do Prêmio Ethos-Valor – Concurso para Professores e Estudantes Universitários sobre Responsabilidade Social Empresarial e Desenvolvimento Sustentável.