Dorys Hansen: figurinos globais eco-friendly

sexta-feira, 24 de abril de 2009 17:25 by Fernanda Vasconcelos Torres

img_dorys



Dorys Hansen é figurinista, stylist e produtora de arte e moda há mais de dez anos. Atualmente é responsável por vestir os apresentadores e celebridades da Rede Globo, Globo Ciência e Canal Futura. Em entrevista ao Eco Trends & Tips, ela conta um pouco da profissão e da busca por looks eco-friendly para a telinha.

Eco Trends & Tips - Como funciona o processo de escolha das marcas que irão vestir os apresentadores e atores?

Dorys Hansen - Aescolha das marcas tem muito mais haver com o estilo e perfil físico de cada ator/ atriz / artista / jornalista ou personagem tratando-se de ficção. Passa também pelo perfil do programa e seu público alvo. Há ainda questões técnicas que dizem respeito a cores e tipos de estampas que ficam bem ou não no vídeo. Ou seja, às vezes o produto pode ser ótimo em todos os sentidos mas não funciona no vídeo. São diversos fatores que passam primeiro pela triagem do figurinista, que apresenta sua proposta para por fim passar pela aprovação do diretor geral do programa ou do núcleo responsável no canal. O Globo Ciência é um caso muito especial. É um dos programas mais antigos da Globo e surgiu pelas mãos de pessoas realmente engajadas com as questões ambientais. A nova proposta é que o figurino também tenha esta filosofia.

ET&T- O vestir consciente está na moda. De que forma isso influencia o trabalho do figurinista?

DH - A questão do vestir consciente estar na moda é algo que só soma para todos nós. Neste momento esta é a questão fundamental do programa e não só influencia meu trabalho como o está direcionando.

ET&T- Como figurinista, trabalhar com marcas eco-friendly e sustentáveis é uma opção interessante ou já é uma exigência de mercado?

DH - No figurino a questão estética e a modelagem das roupas ainda fala muito mais alto do que a preservação do meio ambiente ou as questões sociais. Claro que se pudéssemos ter só marcas eco e social friendly  teríamos um mundo melhor, mas elas terão que ser também competitivas nestes quesitos. Queremos que estas  marcas cresçam e incentivem outras até que este não seja mais um fator  diferencial e sim comum à indústria da moda.  Temos um canal muito interessante para fazer isso e espero poder contribuir para  esta mudança de pensamento.

Dorys Hansen: www.doryshansen.com

0 Response to "Dorys Hansen: figurinos globais eco-friendly"