Floresta Móbile no 48º Salão do Móvel de Milão

sexta-feira, 24 de abril de 2009 16:27 by Fernanda Vasconcelos Torres
floresta1

Iniciou dia 22 de abril (e segue até dia 26) o 48º Salão do Móvel de Milão. Participando de uma mostra paralela ao salão está o Floresta Móbile, programa do Conselho Euro-Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (Eubra) - com o apoio da Escola Italiana de Design, Senai, Consulado e Embaixada Brasileiros na Itália -  que une a criatividade, técnica e emoção de brasileiros e italianos para transformar restos de florestas e sobras de madeira de cidades do Norte e Nordeste brasileiro em uma concepção de design inovador e sustentável. Este ano serão apresentadas as coleções Clima, Caipirinha com Pizza e Paisagem Brasileira.

As peças que compõem as três coleções são produzidas por artesãos e comunidades de baixa renda, reaproveitando madeiras nativas variadas e seu design tem inspiração em grandes nomes das artes e da cultura popular italiana e brasileira. “Estamos criando uma arte renovada, que sintetiza um novo design contemporâneo voltado para as contradições do século 21” , diz Robson Oliveira, presidente do Eubra e um dos principais criadores do Floresta Móbile.

jumDestaque para a luminária eco-fashion Cocar da coleção Clima, que foi criada pelo estilista e designer Jum Nakao (foto ao lado), intercalando madeira com retalhos de vidro e utilizando LEDs de baixo consumo energético e energia solar e/ou corrente alternada, produzida por pequenos artesões e marceneiros do Nordeste do Brasil.

De acordo com o presidente do Eubra, os móveis e peças artesanais são fabricados com o que normalmente seria transformado em carvão (utilizado para cozinhar alimento nas comunidades carentes.

Nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, 3 milhões de metros cúbicos de restos de floresta e sobras de madeira resultam do desmatamento promovido por madeireiras e são queimados anualmente para produzir carvão, informa ele. “É uma alternativa mais barata para cozinhar alimento nas comunidades de baixa renda”.

Se transformados em móveis e objetos de arte e decoração, e comercializados nacional e internacionalmente, esses restos poderiam render perto de 1 bilhão de Euros/ano, triplicando a renda per capita das comunidades vizinhas à Amazônia, nos estados do Ceará, Maranhão e Piauí.

A proposta de design do Eubra busca a substituição dos plásticos poluentes e, em certos casos, do alumínio da era pós-industrial, pela madeira, fibras naturais e couro e outros produtos renováveis na a fabricação de objetos de decoração e mobiliário, na arquitetura e indústria.

O projeto prevê, também, o reinvestimento de 3% do total obtido com as vendas dos produtos na produção de mudas de reflorestamento nativo e incentiva a produção de mobiliário como um subproduto de sistemas agroflorestais. Estes sistemas garantem segurança alimentar, alimentos orgânicos e fitoterápicos

Floresta Móbile: www.eubra.org

Mostra em Milão
Dia 22 a 26 de abril, That’s Design/ Ex Industria – Via Forcella, 13 – Zona Tortona – Milão (IT)

0 Response to "Floresta Móbile no 48º Salão do Móvel de Milão"