Ecodesigner brasileira faz moda pensando no futuro

segunda-feira, 25 de maio de 2009 17:19 by Fernanda Vasconcelos Torres

1209706-7566-ga



Um estudo divulgado pela organização não governamental World Wildlife Fund, a WWF, no final de 2008, revela que o atual padrão de consumo de recursos naturais pela humanidade supera em 30% a capacidade do planeta de recuperá-los. Desta maneira, se o homem continuar a explorar a natureza sem dar tempo para que ela se restabeleça, em 2030 serão necessários recursos equivalentes a dois planetas Terra para atender à humanidade.

O debate em torno do paradoxo entre consumo e preservação dos recursos naturais virou moda em diversos segmentos da sociedade. E, no universo fashion não poderia ser diferente. Neste contexto, nasceu o termo ecodesign, essencialmente futurista, com o objetivo de preservar o planeta para as gerações futuras. O conceito, que vem ganhando cada dia mais espaço nos ateliês e nas mentes de fashionistas na Europa, já desembarcou em terras tupiniquins e está sendo assediado para pegar o caminho de volta, rumo às feiras e eventos que divulgam a tendência ecologicamente correta entre os europeus.

A ecodesginer brasileira Renata Campos é uma das fashionistas da nova geração que tem os olhos voltados para o futuro. "Vejo que a câmara de ar pode substituir o couro em diversos casos. Cada peça é exclusiva e feita uma a uma, artesanalmente e 100% ecológica, uma vez que são utilizados produtos biodegradáveis para a recuperação das câmaras de ar e não é necessária, sequer, energia elétrica para a confecção dos artigos. Eu acredito que desta forma, contribuo com a conscientização deste tema tão sério e tão urgente que é a reciclagem."

Renata, na grife que leva seu nome, desenvolve bolsas, carteiras, cintos, brincos, tiaras, nécessaire, entre outras peças extremamente criativas com acabamentos nobres utilizando câmaras de ar de pneus de caminhão, ônibus e trator no lugar do couro.

A tendência "do lixo ao luxo", como ela mesmo gosta de definir seu trabalho, ficará exposta em junho, o Mês do Meio Ambiente, na estação São Bento do Metrô na capital paulista e deve chegar, em breve, aos ateliês franceses. "Recebemos um convite para participar de uma feira em Versalhes. Ainda estamos em negociação, mas a troca de experiência com os europeus, que já têm uma consciência maior do problema, será magnífica", ressalta a ecodesigner que concedeu entrevista exclusiva ao Terra (com + fotos).

 

Fonte: Plínio Teodoro |  Terra

1 Response to "Ecodesigner brasileira faz moda pensando no futuro"

  1. ELI GABRIEL Says:

    Estamos muito gratas por pretigiar nossas idéias.
    Beijos de luz

    MKT e Assessoria - RENATA CAMPOS