12ª Edição da Mostra/Acessórios se inspira na sustentabilidade

domingo, 12 de julho de 2009 19:41 by Fernanda Vasconcelos Torres
1264022-8091-cp       1264016-3080-ga       1264026-2660-ga

A Mostra/Acessórios primavera verão 2009-10 chega à sua 12ª edição com o tema sustentabilidade. De 13 a 16 deste mês, 76 expositores vão mostrar para o mercado novidades de acessórios de moda, joias e decoração no Centro Fecomercio de Eventos, em São Paulo. A expectativa é receber de 4 mil a 5 mil visitantes durante os quatro dias. O evento é aberto a lojistas e convidados.

Segundo Debora Gelman, uma das organizadoras do evento, a preocupação com sustentabilidade sempre esteve presente na mostra, mas nesta edição vem com mais força. "Tenho esse conceito na minha vida pessoal, evitando desperdício de material de escritório e de embalagem, e levei para a mostra", conta.

Assim, os expositores foram selecionados de acordo com suas atitudes sustentáveis. A Natural Fashion, por exemplo, é uma cooperativa que planta algodão colorido (sem a necessidade de tingimento) e busca fortalecer a cadeia têxtil comercializando produtos ecologica e socialmente corretos por meio da valorização da agricultura familiar e do artesanato local. Já as bolsas da Salmar Sustentável são confeccionadas em lona reaproveitada e algumas são feitas de bambu.

A Dear B. é uma empresa "verde". As peças são confeccionadas à mão em pequenas quantidades, o que diminui a emissão de carbono poluente ao meio ambiente. A empresa também dá prioridade a materiais naturais facilmente encontrados na natureza, como cristais de quartzo e prata.

O reaproveitamento de materiais faz parte de muitos trabalhos. A Malu Pedrosa, por exemplo, faz bolsas artesanalmente com reaproveitamento de tecidos usados em decoração; já a Bruna Starling executa o mesmo produto com os retalhos de couro, evitando o desperdício e o abate de mais animais.

Os cadernos da Stylograph ETC são 100% confeccionados com papel reciclado, a capa em papelão feito de jornal é forrada com papel artesanal estampado em silk screen, as folhas são em papel reciclado industrial com impressão em marca d'água, acompanhando a estampa da capa. O vinil excedente no processo de produção dos adesivos é encaminhado para fabricação de lonas vinílicas. Os produtos são desenvolvidos com o cuidado de escolher fornecedores e processos de produção que reciclem materiais, tanto no início quanto em qualquer ponto da cadeia produtiva.

Palestras
Além dos expositores, o evento conta com um ciclo palestras para reciclagem profissional:

- Verão 2010: Formas e Acessórios, por Daniella Ambrogi (Style Lens), dia 14/7, às 9h
- Lançamentos Primavera-Verão 2010, por Roseli Ramalho (Crystallized¿ - Swarovski Elements), dia 15/7, às 9h
- A Importância dos Tecidos Orgânicos e Sustentáveis na Moda, por Maysa Motta Gadelha (Natural Fashion), dia 16/7, às 9h

Serviço: Mostra/Acessórios - Edição verão 2010 - De 13 a 16 de julho de 2009; das 10h às 20h (de 13 a 15 de julho) e das 10h às 19h (dia 16 de julho). Local: Centro Fecomercio de Eventos , R. Dr. Plínio Barreto, 285 - São Paulo, SP

 

Fonte: Terra/Moda

1 Response to "12ª Edição da Mostra/Acessórios se inspira na sustentabilidade"

  1. Fernanda Says:

    Parabéns pelo trabalho lindo de conscientização que faz aqui no teu blog, li sobre vc no site bolsa de mulher e aproveitei para divulgar a matéria no meu blog.


    Bjos de luz e tenha uma linda semana.