Moda sustentável brasileira se destaca em Paris

terça-feira, 25 de agosto de 2009 14:45 by Fernanda Vasconcelos Torres

 moda_br_paris


A Prêt à Porter Paris, uma das mais badaladas feiras de moda da França, receberá empresas brasileiras de moda sustentável em sua próxima edição, Primavera Verão 2010, que acontecerá de 4 a 7 de setembro, na capital francesa. Seis empresas do Programa Texbrasil: Tudo Bom?(foto1), 1001 Retalhos (foto2), Talentos do Brasil (foto3), Algodão Colorido Natural (foto4), Amparo Brasil e Empreendedorismo Social foram selecionadas para participar  do salão So Ethic, espaço da Prêt à Porter Paris dedicado a marcas que fazem a gestão sustentável de seus negócios.


Inaugurado em setembro de 2006, o salão So Ethic contava com a participação de apenas 20 expositores e tinha como finalidade apresentar apenas produtos ambientalmente corretos e de empresas que tinham alguma preocupação social em sua gestão. Na edição Primavera Verão 2010, mais de 50 empresas irão participar do espaço, hoje um dos mais importantes da Prêt à Porter Paris.


São esperados 44 mil visitantes de todo o mundo e mais de mil jornalistas. A participação das empresas no evento está sendo feita com o apoio do Texbrasil, Programa Estratégico da Cadeia Têxtil Brasileira, desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). De acordo com Rafael Cervone Netto, diretor do Programa, para participar do So Ethic atualmente as grifes passam por uma rigorosa seleção e precisam preencher três requisitos na condução de seus negócios: comércio justo, reciclagem e responsabilidade ambiental. "Isso traz um valor imenso às peças produzidas por essas marcas, que ampliam as oportunidades de negócios em países onde a sustentabilidade e o compromisso social são características realmente valorizadas pelos compradores e consumidores", explica Cervone Netto.


 


Destaques


Participando pela 3ª vez do So Ethic, a grife Algodão Colorido Natural criou uma coleção com algodão que já nasce colorido, desenvolvido pela Embrapa da Paraíba. Os produtos, antes lançados nos segmentos de moda masculina, feminina e bolsas, agora se expandem para moda bebê, infantil, calçados e acessórios. A marca Talentos do Brasil, projeto do Ministério do Desenvolvimento Agrário que tem como objetivo estruturar a atividade artesanal de forma sustentável em diversas comunidades do País, também está entre os destaques da feira. O Projeto emprega hoje dois mil artesãos e artesãs, de nove Estados brasileiros, que trabalham com matérias-primas locais como com palha de buriti, sisal, algodão cru, couro de peixe, juta, lã e pedras semi-preciosas em suas coleções. Outra marca de destaque é a 1001 Retalhos, grife paulista de bolsas, que participa do So Ethic pela segunda vez. A empresa mostrará peças produzidas com diferentes técnicas de artesanato e materiais, como fibras extraídas de reciclagem de garrafa pet, com 15% de fio reciclado de pet e 85% de fibras de algodão reciclado.


 


Fonte: Textilia

2 Response to "Moda sustentável brasileira se destaca em Paris"

  1. tecidos para bolsas Says:

    Eu acredito que assim estaremos cativando uma parcela diferenciada da sociedade.

  2. 2primas Says:

    Muito bom ver o Brasil participativo nessa ideia. Estou constituindo uma empresa com foco na moda eco e sustentável utilizando a arte de associações e cooperativas, tecidos conscientes e parceiros conscientes, estamos confeccionando as primeiras pçs e o que muito nos ajudou foi o curso da ecotece em SP. Gostaria de um comentario do blog para quem esta iniciando nesse mundo de moda consciente.
    Um abraço, mayara - 2primas.wordpress.com