Unisinos obtém patente de gesso mais resistente feito de resíduos da indústria calçadista

segunda-feira, 19 de outubro de 2009 21:17 by Fernanda Vasconcelos Torres

7168829


Intrigados com a falta de um destino adequado para as aparas de contraforte resultantes da produção calçadista do Vale do Sinos, pesquisadores do Centro Tecnológico do Couro, Calçados e Afins da Unisinos decidiram procurar ajuda. E a encontraram na área de Engenharia Civil da própria universidade. Após anos de pesquisa, o gesso foi apontado como uma possível solução.

Cerca de 10 anos depois da descoberta, o pedido de patente pelo material e pelo processo de fabricação foi finalmente aprovado, e os pesquisadores comemoram uma conquista que permitirá levar ao mercado o novo material, mais amigável ao ambiente.

Utilizado como reforço no cabedal do calçado, onde geralmente se coloca a calçadeira, o contraforte é um resíduo bastante poluente da indústria calçadista. Sem destino apropriado, esse material atualmente acaba sendo despejado em aterros industriais.

Aprovado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o estudo investigou diversos usos para o contraforte moído. Até chegar ao gesso. As dificuldades, no entanto, não superaram o empenho no estudo, garante Claudio Kazmierczak, coordenador do Programa de Pós-Graduação da Unisinos e do projeto. O trabalho de três anos de pesquisa resultou na criação de um gesso mais resistente a impactos, com características semelhantes às do gesso acartonado, porém com preço mais baixo.

– Estamos colocando no mercado componentes de gesso reforçados com contraforte que têm desempenho superior ao do gesso convencional. Fizemos testes de caracterização do material e os resultados são excelentes. As partículas apresentam comportamento semelhante ao de uma fibra – diz o professor.

Além disso, ele destaca o caráter social, já que o novo gesso é opção para pequenas e médias empresas, que poderão fabricá-lo de modo artesanal.

– O pequeno fabricante terá um material de melhor qualidade e mais resistente a impactos – explica.

Segundo Kazmierczak, esses pequenos fabricantes perdem pelo menos 5% de suas placas durante o transporte, devido à fragilidade do produto.

 

















As vantagens do novo material
Acartonado
- Revestido por duas lâminas de papelão, o gesso acartonado é produzido por grandes empresas. O papel kraft, aderido às duas faces do gesso, serve de reforço e impede que o material se quebre com facilidade. É usado em grandes construções, como shoppings e edifícios.
Reforçado com contraforte
- É apresentado pelos cientistas da Unisinos como um material que, de certo modo, substitui o acartonado. Fibras do contraforte moído são misturadas no interior do gesso, impedindo que pequenas rachaduras aumentem de tamanho. É indicado para produção artesanal e como forma de melhorar a qualidade do trabalho das pequenas e médias empresas.

 

Confira aqui o Passo-a-passo para produzir.

 

Fonte: Zero Hora

0 Response to "Unisinos obtém patente de gesso mais resistente feito de resíduos da indústria calçadista"