Feliz Ano Novo! Por um 2010 mais verde

domingo, 27 de dezembro de 2009 22:53 by Fernanda Vasconcelos Torres


Nesse Réveillon substitua o tradicional branco por peças ou acessórios verdes (dê preferência a artigos ecológicos e sustentáveis) e espalhe essa ideia! Recicle seus conceitos e aproveite a festa!

Chegou o final do ano e da primeira década do século XXI. Desde que ‘zeramos’ nosso calendário, muitas mudanças políticas, econômicas e culturais aconteceram – nem sempre da maneira mais agradável.

A arquitetura, a decoração, a moda traduziram nossas necessidades primordiais de abrigo, de proteção, de conforto. O design completa o circuito com o preceito de que ser funcional pode ser interessante.

Depois de explorar o planeta em busca das formas mais complexas, das paisagens mais exóticas, das inspirações mais frescas, a humanidade não esgota as possibilidade de alcançar um equilíbrio ideal.

Só que, para habitarmos, vestirmos e, minimalistamente falando, sobreviveremos, é preciso uma manutenção básica das fontes. Desde as madeiras perfumadas que um dia foram vegetação e hoje são um lindo aparador até animais em risco de extinção por suas preciosas peles que viraram casaco, a lista de matérias-primas dessas indústrias é extensa e interfere em questões importantes para todos: a sustentabilidade e a ecologia.

Sustentabilidade é, além de um clichê em discursos eco-friendly,  uma expressão muito falada e pouco praticada. Significa manter um ciclo produtivo que não agrida o meio ambiente (as fontes não-renováveis) e não prejudique a capacidade de uma sociedade manter sua economia ativa de maneira justa (sem exploração de trabalho e desigualdades econômicas). Um desafio e tanto para os tempos atuais.

Ecologia, em grego literal, seria o ‘estudo da casa’. Nossa ecologia contemporânea pode se dar ao luxo de iniciar em nossos próprios lares: reciclagem de resíduos, eficiência energética e consumo consciente. Se estudarmos nossos hábitos, nessa grande casa chamada Terra, teremos um fabuloso relatório de tendências e um espelho de quem realmente somos (e o que desejamos).

Há pouco tempo parecia contraditório falar de moda, design, arquitetura ou decoração somado a essas ‘expressões verdes’. Nossas construções, nossas roupas, os objetos singulares que escolhemos já dizem o contrário. Existem opções. Existem escolhas. A forma como as realizamos é que nos define, comunica um pouco de nosso estilo pessoal.

O Eco Trends & Tips deseja a todos aqueles que acreditam nessa ideia um Feliz Ano Novo! Que em 2010 todos vistam esta camiseta e salvem o  mundo!

 

1 Response to "Feliz Ano Novo! Por um 2010 mais verde"

  1. Fernanda Says:

    Olá! Quero dizer que adorei ter encontrado esse blog tão maravilhoso durante esse ano de 2009. E que em 2010 ele tenha muito mais sucesso! Tenha um feliz ano novo!!