Coletivo Verde: t-shirt sutentável e com consciência ecológica

domingo, 2 de maio de 2010 21:38 by Fernanda Vasconcelos Torres


Conheci o Guilherme Augusti Negri graças ao Eco Trends & Tips. Leitor aqui do blog, sempre trocamos ideias e informações sobre esse universo. Certo dia chegou no meu e-mail uma mensagem dele, sobre uma pesquisa. Um link para um formulário super bem pensado sobre consumo de camisetas era parte do projeto que agora está se concretizando. 

Guilherme investigou de perto todo o processo de produção de uma camiseta sustentável - com todos os prós e contras (quem disse que é fácil ou barato ser verde?). Conversando com ele, percebi que já se fala bastante em consumo consciente, mas  'indústria consciente' não é uma expressão recorrente em notícias (principalmente de moda!). Declarar que o produto é ecológico, sustentável ou reciclado já não está sendo suficiente. Os consumidores exigentes estão em busca de empresas (empresários e empreendedores) que estejam dispostos realmente a uma mudanças de processos de produção e estudem o impacto ambiental do produto.

Pensando nesse público que surgiu o Coletivo Verde, um site amigo-irmão do Eco T&T, que, além de notícias, agora é também uma empresa do mercado de produtos de vestuário sustentáveis. De acordo com Guilherme, "a empresa tem como missão produzir e vender produtos sustentáveis, trabalhando em toda a cadeia com matérias-primas ecológicas  e dentro do comércio justo. É um desafio gratificante e espero aprender e contribuir muito".

A “Camiseta Verde" (que traz essa estampa super trendy de leão com juba de folhas - adorei!) é feita com tecido PET (50% Pet e 50% algodão). Toda a estamparia é feita com tintas a base de água, para não gerar resíduos poluentes. A confecção é feita em uma fábrica em Barretos que respeita os seus funcionários e que trabalha de forma correta e ética. Além da modelagem com um caimento incrível. "Ou seja em cada centimetro das camisetas há dedicação, amor e sustentabilidade", completa Guilherme. Levanta a mão quem quer!!!

Quer conferir mais: www.coletivoverde.com.br

5 Response to "Coletivo Verde: t-shirt sutentável e com consciência ecológica"

  1. Ecologio Says:

    Essa transformação de materiais reciclavel em produto sustentável de alto nível é uma idéia espetacular.
    Não só partindo do produto, mais como toda sua cadeia de produção até o produto chegar ao consumidor é muito importante.
    Temos que viver todo os momentos pensando em sustentabilidade.
    Foi pensando nesse aspecto que desenvolvi o Ecologio, um relógio de pulso ecológico, que leva a arte precisão e ecologia até o seu pulso.
    Encontrei dificuldades pois no momento que desenvolvi, no ano de 2005, o mundo não estava ainda voltado para o pensamento ecológico. Agora é moda.
    Parabéns Guilherme pela iniciativa, assim consolidamos bons fluidos e um mundo melhor para todos.

    Um grande abraço e força total.

    Claudio

    http://www.ecologio.com.br

  2. Candotti Cenografia Says:

    Temos acompanhado pelo blog do Coletivo Verde a ação de lançamento deste produto verde. Achamos a ideia realmente pertinente para o contexto atual.

    O produto não só divulga a preocupação do público com o consumo consciente, como também chama a atenção das empresas para que modifiquem a maneira como atuam comercialmente. É com passos como este que uma grande caminhada é feita.

    Parabéns mais uma vez pela iniciativa!

    http://blog.candotti.com.br

  3. marcus Says:

    so que essa camiseta tem uma pegada ecologica de CO2 grande tb...afinal duvido que em Barretos é produzida essa tinta e fora que vai ter que deslocar as camisetas pra vender nos grandes centros

    admiravel projeto mas naum pensou na logistica

    o melhor seria ser em Sao Paulo :)

  4. Guilherme Says:

    Ola Fernanda, Claudio e Candotti muito obrigado pelo apoio e pela divulgação, estamos juntos no desafio de criar produtos bacanas que tragam a sustentabilidade para o nosso dia a dia =)

    Ola Marcus, escolhi esta fábrica em Barretos pensando exatamente em minimizar o impacto ambiental e a emissão de CO2. A grande vantagem e eficiência em fazer nesta fábrica é que eles trabalham com a produção vertical ( todas as etapas da produção são feitas no mesmo local). Oque o mercado faz é dividir as etapas em diversos fornecedores ou seja, a cada etapa é necessário transportar as peças entre os fornecedores emitindo grande quantidade de CO2, na produção vertical se evita este transportes e as emissões de carbono. Além é claro de ser uma fábrica responsável que trabalha com grande qualidade e respeito aos funcionários.

    Fico a disposição para dúvidas, sugestões e críticas.
    Não se trata apenas de um novo mercado mas sim de uma nova postura, vamos juntos nesta =))

    guilherme@coletivoverde.com.br

    Abraços

  5. Daniela Says:

    Olá,

    Muito legal o produto. No entanto há o grande problema em misturar as fibras de PET com algodão: o descarte do produto. O algodão utilizado sozinho poderia se degradar em alguns anos, o PET poderia ser re-reciclado, mas as fibras misturadas não podem mais ser separadas e dificultam o descarte.

    Abraço.