Eco Chique no Anuário Jóias & Acessórios da Caras

quinta-feira, 24 de junho de 2010 01:11 by Fernanda Vasconcelos Torres
A segunda edição do Anuário Jóias & Acessórios da Editora Caras, de Junho de 2010, traz uma matéria especial sobre a crescente preocupação com o consumo sustentável no mercado de alto luxo e a tendência de jóias e acessórios com pegada Eco Chique. "Quem pensa em produtos de luxo, imediatamente imagina uma logomarca e um nome centenário. Sem dúvida, essas são características, mas já não são as únicas. Hoje, a preocupação ecológica e social também se torna definidora do luxo", introduz.

 Todo o ciclo de vida do produto é avaliado. Desde a matéria-prima até a mão-de-obra (envolvendo a questão da responsabilidade social e o combate a escravidão e trabalho infantil), chegando a questão da durabilidade e descarte. O professor Silvio Passareli, coordenador do MBA em Gestão de Luxo (FAAP), explica que os produtos de luxo são pensados para durarem muitos anos, estando intrinsecamente ligados à questão socioambiental.

A reportagem traz como exemplos as grifes francesas Hermès, Dior e Cartier, a estilista britânica Stella McCartney e as marcas brasileiras Redley e Osklen. "Tudo tem a ver com educação", completa Samy Menasce, dono da Todaba (empresa de consultoria ambiental). E de mudança de cultura também.  Jóias e acessórios não serão usados como meros elementos de ostentação. Além da "etiqueta", vale conferir a certificação de origem e a história de cada peça. Confira o texto completo clicando na imagem abaixo ( ou na banca mais próxima, por R$14,90).

0 Response to "Eco Chique no Anuário Jóias & Acessórios da Caras"