Nova geração de lavadoras de roupa rápidas, sem uso de água nem detergente

quinta-feira, 22 de julho de 2010 00:30 by Fernanda Vasconcelos Torres

Mesmo que seu guarda-roupas seja ecológico, sempre surge aquela dúvida na hora da manutenção: quanto de água é consumido, se o sabão é biodegradável, entre outros cuidados com o impacto da limpeza das peças. Uma nova geração de lavadoras pode ajudar no trabalho sujo com consciência limpa.

Em 5 de julho de 2010 foi realizada a penúltima etapa do concurso Electrolux Design Lab 2010. Dessa vez, o desafio estava focado em inventar soluções criativas para moradias compactas. A etapa final será realizada em setembro e contará com 8 finalistas.

Entre eles está o Clean Closet do desginer Michael Edenius (foto acima). O design e a tecnologia avançada do Clean Closet permitem que ele analise as roupas que estão em seus compartimentos e descubra o tipo de sujeira que está impregnada nelas. A limpeza é feita com tecnologia molecular, que remove cheiros e odores e a roupa fica armazenada ali mesmo. É um dispositivo substituindo, sozinho, as máquinas de lavar e os armários.

Se você mora em um apartamento pequeno, nem sempre tem um local apropriado para estender a roupa lavada. Se é pouco ensolarado, ela pode levar dias para secar; se você esqueceu de comprar sabão em pó, desista, elas não vão ficar limpas apenas com água. Isso sem contar o tempo perdido com o processo e outros contratempos possíveis, como falta de espaço para uma lavadora.

Se a lavadora desenhada como conceito por Jeffrey Leung fosse real, isso tudo seria bem mais simples. A “Light Launder” seria uma máquina de lavar de alta velocidade, pequena e com formato de tubo. Outra grande novidade é que ela não utiliza água ou sabão para limpar a roupa.


Devido ao tamanho pequeno e por não utilizar água, a Light Launder poderia ser utilizada em qualquer cômodo da casa. Para iniciar o processo de limpeza, primeiro o usuário colocaria a porção da roupa com a etiqueta especial de identificação no interior do tubo, para o reconhecimento do tecido por meio do escaneamento efetuado pelo infravermelho da máquina.

Em seguida, uma luz na lateral da lavadora indica o momento no qual você deveria descer a peça de roupa de forma que a maior parte esteja dentro do tubo da máquina. Você pode fazê-lo mesmo com a roupa pendurada em um cabide, segurando uma ponta (ela não pode ficar solta dentro do aparelho).

Em seguida, um filtro de dióxido de titânio produz hidróxidos livre, que são os catalisadores do processo para eliminação de odores orgânicos, gases químicos, poluentes e bactérias presentes no tecido. Como auxílio, o ar é canalizado por toda a máquina e, em alta velocidade, exerce uma grade pressão sobre a peça de roupa presente no interior da lavadora.

Quando o processo é concretizado, uma luz indica que o usuário pode retirar a peça. A sujeira é removida da roupa por sucção e disposta em uma área específica do aparelho, para facilitar a eliminação do resíduo.

Simples assim e a melhor parte: o processo inteiro demora uma média de 20 a 30 segundos por peça. Imagine suas roupas completamente limpas em tão pouco tempo e prontas para ir diretamente para o armário. E ainda por cima fazendo sua parte com o meio ambiente e evitando o gasto gigantesco de água que é envolvido no processo de lavar roupas.

Sem sujeira, precisar comprar sabão, demora ou necessitar de espaço, já faria muitos encararem o processo de outra forma.


Fontes: Baixaki e The Design Blog

0 Response to "Nova geração de lavadoras de roupa rápidas, sem uso de água nem detergente"