Ecobags ainda são vistas como acessório de moda

sábado, 28 de agosto de 2010 00:55 by Fernanda Vasconcelos Torres


Com a mudança de comportamento do consumidor e o aumento de produtos criados em prol da preservação ambiental, muitas empresas têm investido nesse nicho de mercado e é cada vez mais comum encontrarmos no varejo a oferta de ecobags, bolsas produzidas com fibras orgânicas ou recicladas. Mas o que foi criado como alternativa funcional para o uso de sacolas plásticas, não tem passado de conceito de moda. Isto é o que aponta a pesquisa realizada pela empresa Gatto de Rua que entrevistou 1.064 pessoas em diversos comércios e identificou que 71% delas não utilizam suas ecobags para os fins de transportar produtos, e sim, como artigo de moda.

Pesquisa realizada no litoral sul de São Paulo, nas cidades de Santos, Bertioga, São Vicente, Guarujá, Praia Grande, Cubatão, Itanhaém, Mongagá e Peruíbe, participaram do levantamento supermercados, lojas, livrarias, farmácias e quitandas. Das pessoas entrevistadas, apenas 34% possuíam sacolas ecológicas e dessas, 71% não estavam utilizando-as na hora da compra. Os principais motivos apresentados foram o esquecimento, a pouca praticidade para carregá-las e a opção de reuso das sacolas plásticas, principalmente como sacos de lixo.

"Embora tenha havido um avanço considerável na conscientização ambiental, os consumidores compram as sacolas ecológicas, mas a utilizam mais como um acessório para passeio do que como medida de preservação ambiental. As pessoas precisam se conscientizar que suas atitudes geram conseqüências para o nosso planeta", diz Elaine Guapo, diretora de Marketing da empresa realizadora da pesquisa.

Ainda de acordo com a pesquisa, as mulheres são as que mais utilizam as sacolas ecológicas, representando 83% dos consumidores do artigo. A utilização das ecobags é mais notada em supermercados com 68%, contra 23% em quitandas, e 9% em outros tipos de estabelecimentos.

Fonte: Textilia

1 Response to "Ecobags ainda são vistas como acessório de moda"

  1. Anônimo Says:

    Mas vc nao concorda comigo que sacolas plásticas são utilizadas para colocar lixo?? E deixando de usar as do mercado não vamos ter que comprar sacos de lixo para o lixo doméstico? Não seria melhor incentivar a se produzir sacolas biodegradáveis e colocá-las nos mercado como uma boa alternativa. Existem lojas que suas sacolas são biodegradáveis. Acho que os mercados estão repassando o custo das sacolas para o consumidor. Posso estar errada, mas tenho pensado nisso, mesmo usando ecobags e caixas de papelão para minhas compras e reciclando meu lixo e fazendo compostagem, ainda tenho um pouco de lixo para colocar na lixeira, tanto é que já aconteceu de não ter sacola em casa p/ colocar o lixo na lixeira, entao defendo as biodegradáveis!!!