Issey Myake lança coleção inspirada no origami unindo alta tecnologia e sustentabilidade

sexta-feira, 22 de outubro de 2010 01:58 by Fernanda Vasconcelos Torres

Issey Myake, estilista japonês sempre na vanguarda fashion, desenvolveu a coleção “132 5. Issey Miyake”,  que define assim: “Acredito ser uma nova dimensão da moda que une técnicas e tecnologia apurada à sustentabilidade”.

Cada peça da coleção foi concebida através de um programa de computador de autoria do cientista da computação Junho Mitani, um pesquisador de métodos matemáticos através dos quais criou estruturas tridimensionais usando a dobradura de papel plano.

Em seguida, os modelos são cortados a partir de peças únicas em tecido de PET reciclado, estilo origami, dobrado e costurado estrategicamente. Dez padrões básicos resultam em camisas estruturadas, saias, calças e vestidos. A vantagem disso? Redução vertiginosa dos resíduos têxteis com maior aproveitamento do tecido.


A dobradura usada para gerar peças com elegância e graciosidade. A coleção “132 5. ISSEY MIYAKE” funde a matemática da dobradura e a arte da confecção de roupas na direção da eco moda . Estabelecer novas relações entre o vestuário, a forma humana e o meio ambiente.

Issey é conhecido por acompanhar rigorosamente toda sua linha de produção, preocupando-se com o meio ambiente e com seus recursos humanos. A consciência de que nossos recursos naturais estão em risco e a necessidade de um comércio justo são a base para que seu ateliê busque, através de pesquisas sérias, novas formas de criação que além de valorizar a estética, tenham valor ético para que a criação continue sendo uma arte que traga alegria, harmonia e bem estar.

Mais uma oportunidade para refletir que existem muitas maneiras de se fazer uma moda correta sem perder o estilo.

0 Response to "Issey Myake lança coleção inspirada no origami unindo alta tecnologia e sustentabilidade"