Eden usa tingimentos naturais para fixar as cores em suas peças na Coleção Verão 2011

segunda-feira, 8 de novembro de 2010 16:53 by Fernanda Vasconcelos Torres

Fazer moda utilizando matéria-prima orgânica não é uma tarefa simples. Isso porque para obter os resultados diferenciados de acabamento, muitas vezes se faz necessário o uso de produtos que poluem o meio-ambiente.

Fiel à sua filosofia em ser uma marca 100% orgânica, a Eden trabalha desde sua primeira coleção com o grande desafio de encontrar alternativas para obter cores e lavagens especiais.

Para Jorge Yammine, diretor da marca, não basta utilizar algodão orgânico e não ter o mesmo critério nos demais estágios de confecção do produto. “Se apropriar do tema orgânico de forma superficial não é coerente, precisa ser de verdade”, diz Jorge.

Resultado de constantes pesquisas, novas possibilidades já podem ser conferidas na coleção Verão 2011 da marca. Tendo como principal referência os jardins e sua variedade de flores, a cartela de cores é bem diversificada, com tons fortes e vivos como amarelo, laranja, pink, turquesa e verde, tudo obtido através da utilização de pigmentos naturais.

Plantas, raízes e caules, como a Anileira, a Cidreira, o Urucum e a Fava Danta, são utilizados no processo de tingimento. A etiqueta traz peças até em pink - algo raro dentro do segmento orgânico. O recurso para conseguir o tom veio direto do reino animal, a Cochonilha, uma espécie de pulgão, utilizado também como corante em alguns alimentos.

O jeans também recebe um tratamento diferenciado nas fábricas. O processo de desgaste e corrosão das peças é feito manualmente para evitar o uso de produtos químicos altamente concentrados e nocivos. E mais: para conseguir chegar a tom mais claro, o açúcar é um bom aliado. Outro diferencial da marca está na fixação da cor, mas esse processo é guardado a sete chaves por Jorge.

Esse frescor eco adequado para o verão pode ser conferido numa ampla variedade de calças e t-shirts coloridas, - peças básicas e atemporais - perfeitas para compor um look moderno. 

Fonte: Chic e DuoPress

0 Response to "Eden usa tingimentos naturais para fixar as cores em suas peças na Coleção Verão 2011"